EXPO USIPA 2026

05 de julho, de 2017 | 18:28

Prefeita herda dívida superior a R$ 3 milhões em precatórios

Apesar da dívida, a prefeita ressalta o compromisso de cumprir com suas metas de governo

Wôlmer Ezequiel
Luzia de Melo lamenta que recaia sobre seu governo efeitos de ações de governos anteriores Luzia de Melo lamenta que recaia sobre seu governo efeitos de ações de governos anteriores
A justiça determinou que a prefeitura de Santana do Paraíso efetue o pagamento de R$ 3.386.029,76 referente a precatórios. A procuradora Jurídica do município, Edna Luiza, informa que são dívidas de processos julgados dos últimos 15 anos, contra os quais não cabem mais recursos. “Com a promulgação da emenda constitucional nº 94/2016, em 15 de dezembro de 2016, que alterou a redação do artigo 100 da Constituição Federal, e acrescentou dispositivos ao Ato das Disposições Transitórias, criou-se uma preocupação e uma dificuldade enorme para os municípios, no que se refere a dívidas com precatórios”, explica a procuradora.

Edna acrescenta que a nova legislação estabeleceu no artigo 101 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias, que os estados, o Distrito Federal e os municípios que estivessem em mora com o pagamento dos precatórios quitem até 31 de dezembro de 2020 os débitos vencidos e os que vencerão no período, devendo, para tanto, efetuar depósitos mensais.

Desta forma, considerando o montante em precatórios devidos pelo município de Santana do Paraíso, que totaliza R$ 3.386.029.76, e este valor deverá ser saldado até 31 de dezembro de 2020, por meio do pagamento de guias mensais, sob pena de bloqueio de recursos do município. Do montante da dívida, R$ 1.414.831,93 devidos, dizem respeito à desapropriação indevida no governo do então prefeito Raimundo Anicio Botelho (Mundico).

A prefeita Luzia de Melo lamenta que “recaia exclusivamente sobre seu governo, o ônus de práticas irresponsáveis e inadequadas com a legislação praticadas por ex-prefeitos”.

Entretanto, a prefeita ressalta o compromisso de cumprir com suas metas de governo, e esta recente exigência, demandará uma gestão ainda mais austera e responsável, para que se cumpra o plano de governo, e que, ao fim de quatro anos, o município esteja pronto para um novo ciclo de desenvolvimento.

Precatórios

Em uma disputa judicial, após obter o ganho de causa contra o Poder Público, o titular do direito resguardado com a ação passa a ser detentor de um título, denominado precatório. O documento é o reconhecimento judicial de uma dívida que o ente público tem com o autor da ação, seja pessoa física ou jurídica. Os precatórios podem ser de natureza alimentar – quando decorrem de ações judiciais como as referentes a salários, pensões, aposentadorias e indenizações por morte ou invalidez – ou de natureza não alimentar – quando decorrem de ações de outras espécies, como as referentes a desapropriações e tributos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jorge Fortunato

06 de julho, 2017 | 16:02

“Então pelo visto meu voto foi em vão...o Jardim Vitória vai continuar abandonado... canteiro central um matagal... as ruas estão cheias de crateras..”

Renato Wisteman

06 de julho, 2017 | 08:53

“Ou seja, 4 anos sem fazer nada e depois começar um novo ciclo pra se fazer mais nada...Vergonha este Santana do Paraiso.”

Professor

06 de julho, 2017 | 08:05

“O título da matéria está errado senhores. A prefeita atual não herdou divida alguma, a divida sempre foi e sempre será do município. O problema da política é esse, os GESTORES PÚBLICOS, acharem que são donos da pessoa jurídica de direito público denominada prefeitura. Quer ser prefeito a todo custo, antes de se candidatar deveriam fazer um levantamento das dividas e ver se aguentam a pressão. Tipo, é se eu ganhar a eleição vou assumir uma gestão de um órgão público que possui divida X de anos anteriores. É tudo tão simples, a política é que complica. Creio que se ela PREFEITA tivesse herdado a divida, o montante teria que sair do bolso dela, e não dos cofres do município.”

Paraiso Tá de Olho

06 de julho, 2017 | 01:12

“O jornal não vai dizer que o restante da dívida foi do governo do marido da atual prefeita?”

Envie seu Comentário