PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

18 de julho, de 2017 | 10:08

Minas é pioneira em rede sinérgica

Carlos Alexandre Meirelles do Nascimento

Divulgação
O desenvolvimento de técnicas inovadoras e que solucionam desafios cotidianos é uma demanda de diversos setores da economia brasileira. Nesse caminho de evolução, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) aliou, de forma inédita em todo o mundo, duas ferramentas essenciais em uma única rede: os cabos elétricos e as fibras ópticas. 

Essa possibilidade, chamada de rede sinérgica, permite que a energia elétrica e a comunicação de dados em banda larga sejam transmitidas simultaneamente. Dessa forma, um mesmo cabo integrará a distribuição de energia em sua parte metálica e, em seu núcleo, a comunicação de dados por meio da fibra ótica, que é considerada como o melhor meio transmissor de dados de banda larga. 

A Cemig destaca, entre os benefícios presentes nessa tecnologia, uma maior segurança aos consumidores e a diminuição da poluição visual, decorrente da menor quantidade de cabos que serão ligados aos postes.

Vale destacar que as distribuidoras possuem convênio de compartilhamento dos postes com as operadoras de telefonia, internet e TV a cabo, que possuem, cada uma delas, cabeamento próprio que se acumula nessas estruturas, principalmente nos grandes centros urbanos. Nesse sentido, a fibra óptica também estará mais protegida, pois a parte metálica do cabo elétrico é caracterizada por sua alta resistência e robustez. 

Além disso, as empresas de telecomunicações poderão contar com mais uma opção para levar banda larga à sociedade. Isso porque as redes de energia elétrica da Cemig, que é responsável por boa parte do cabeamento do estado, estão bem ramificadas ao longo do território mineiro. A tecnologia permite, ainda, que possíveis falhas nas redes sinérgicas sejam detectadas à longa distância e com rapidez na velocidade da luz.

O conceito de rede sinérgica é derivado do significado da palavra “sinergia”, ou seja, quando se tem a associação ao mesmo tempo de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada. A ideia das redes sinérgicas surgiu a partir da experiência da Cemig com smart grid (redes inteligentes), em que a fibra ótica é o melhor meio de transmissão de dados em banda larga para atender os requisitos de comunicação de dados das futuras redes de distribuição de energia da companhia.

A iniciativa da Cemig foi realizada em parceria com o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), com financiamento do programa P&D Aneel, e teve apoio da Cemig Telecom e das indústrias nacionais Furukawa, Balestro e Workeletro. O projeto pioneiro já opera, em escala real, em um quarteirão onde está localizada a UniverCemig, em Sete Lagoas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Desde o ano passado, quando foi implantada, a rede sinérgica experimental apresenta êxito em seu funcionamento. A expectativa, ao ser projetada em níveis de Minas Gerais e Brasil, e quando operada comercialmente e em conjunto com as empresas de telecomunicações, é que a tecnologia reduza em até 30% o valor do investimento global dos dois setores.

m agosto, a Cemig vai apresentar a rede sinérgica no evento da Aneel – IX CITENEL -, que ocorrerá em João Pessoa, na Paraíba, onde diversas empresas do setor elétrico estarão presentes e poderão ver de perto os benefícios dessa tecnologia. 

A rede sinérgica, desenvolvida para os serviços de transmissão de energia elétrica e internet ao mesmo tempo, não só amplia os benefícios dessas ferramentas essenciais do dia a dia, como também traz novos ganhos significados para a sociedade, sustentabilidade e a inovação no setor elétrico mundial.

* Engenheiro de Tecnologia e Normatização da Cemig.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário