28 de setembro, de 2017 | 16:10
A propaganda não é a alma do negócio
Vinícius Colombini
Desde muito novo eu ouvia empresários dizerem que a propaganda é a alma do negócio. Mas eu sempre me perguntei: se a propaganda é alma do negócio, por que empresas gigantescas como Kodak, Mesbla, Blackberry, Xerox e Yahoo, que investiram milhões em propaganda, perderam seu posto de marcas cobiçadas, passaram por dificuldades financeiras e algumas até fecharam suas portas?Depois de muita investigação, descobri que a resposta era mais simples do que eu podia imaginar. Na verdade, aquela formula mágica que me apresentaram quando eu ainda era criança não era uma verdade absoluta.
Todo negócio tem uma alma e que alma, apesar de englobar a propaganda, é muito mais abrangente. Os experts costumam chamar a alma de planejamento estratégico de marketing.
Mas afinal, o que é planejamento estratégico de marketing? Marketing é a ciência que estuda o mercado para identificar, antecipar e satisfazer as necessidades dos clientes para gerar lucro para a empresa. Assim, planejar o marketing de forma estratégica significa entender detalhadamente o produto, os consumidores e os concorrentes e, a partir de então, desenvolver meios para alcançar os objetivos de venda da empresa.
Para ficar mais claro, vamos avaliar o case da Kodak. A empresa não quebrou por falta de propaganda, mas sim pelo fato de não ter identificado que o mercado estava evoluindo para um novo padrão de consumo de fotografias. Assim, continuou investindo milhões para tentar vender filme fotográfico enquanto os consumidores desejavam ter câmeras fotográficas digitais ultramodernas.
Ao cometer o erro de tentar vender aquilo que as pessoas não queriam mais comprar, todo o investimento em propaganda não foi capaz de mudar o cenário crítico que tirou a empresa do ranking das mais bem sucedidas do mundo.
Então, se sua empresa está passando por dificuldades de venda mesmo investindo uma boa quantia em propaganda, lembre-se: talvez o seu erro seja acreditar que a propaganda é a alma do negócio.
*Vinícius Colombini é advogado corporativo, empreendedor e especialista em consultoria empresarial e planejamento de marketing estratégico. Depois de fazer crescer a empresa da família, apaixonou-se por ajudar outros negócios a dar certo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]