30 de novembro, de 2017 | 10:47

Marujos do Cocais ganham prêmio

Recursos do Ministério da Cultura serão aplicados no próprio grupo

Comunicação PMCF
O grupo de Marujos do Cocais, na Festa do RosárioO grupo de Marujos do Cocais, na Festa do Rosário
Na terça-feira (28), foram divulgados os ganhadores da 5ª edição do Prêmio Culturas Populares: Edição Leandro Gomes de Barros.

De Coronel Fabriciano, a Associação de Marujos do Cocais, inscrita através do valoroso Mestre José Santana de Farias, foi um dos vencedores do concurso da Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC).

O concurso premia Mestres, Grupos/comunidades e Instituições Privadas, reconhecendo a atuação e contribuição do trabalho dos praticantes das culturas populares.

Em nota no site da instituição, o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão, diz que o edital integra o programa de fomento do MinC e visa incentivar e preservar expressões culturais que formam o DNA do Brasil.

"Reconhecemos a importância de nossas tradições e dos que as mantêm vivas e potentes em todas as regiões deste vasto e tão diverso país", afirmou.

Comunicação PMCF
José Santana de Farias é o mestre do grupo de marujosJosé Santana de Farias é o mestre do grupo de marujos
Foram avaliadas a contribuição sociocultural do projeto nas comunidades; a melhoria da qualidade de vida a partir das práticas culturais e o impacto social e contribuição da atuação para a preservação da memória e para a manutenção das atividades dos grupos, entre outros fatores.

O prêmio de dez mil reais será usado na aquisição de instrumentos musicais e vestimentas do grupo. Mário Carvalho Neto, gerente de cultura, falou da importância do prêmio para o município:

“Isso dá credibilidade ao trabalho de valorização da cultura e dos agentes culturais do município”, disse.

Raoni Esteves, técnico de patrimônio cultural da gerência de cultura, destacou a importância do prêmio para a entidade:

“Esta conquista permite a continuidade da Associação de Marujos e sua ampliação. Com novas vestes e instrumentos, mais integrantes vão poder fazer parte das apresentações de um dos mais antigos grupos culturais do Vale do Aço”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário