15 de janeiro, de 2018 | 17:31

Fabriciano avança na implantação do Serviço de Inspeção Municipal

O SIM vai abranger os animais destinados ao abate, seus produtos e subprodutos; pescados; leite e ovos e seus derivados; o mel e a cera de abelha, dentre outros

ACS/PMCF
Leandro Ricco; Carlos Aquino, Marlon Dalta, José Maria, Beto Cavaleiro, Lelis Braga e Leandro XingóLeandro Ricco; Carlos Aquino, Marlon Dalta, José Maria, Beto Cavaleiro, Lelis Braga e Leandro Xingó
A Prefeitura de Coronel Fabriciano deu mais um passo para implementar as normas de inspeção e de fiscalização sanitária para a industrialização, beneficiamento e comercialização de produtos de origem animal e vegetal com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Na sexta-feira (12), o secretário de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, Leandro Xingó, Xingozinho, representou o prefeito Marcos Vinicius na certificação da equipe de profissionais capacitados para atuar no serviço a cidade.

O Serviço de Inspeção Municipal (SIM) está vinculado à Secretaria de Governança do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura, por meio da coordenadoria de Agricultura, e funcionará em parceria com o departamento de Vigilância Sanitária da secretaria de Saúde do município. Ele tem a função de orientar, licenciar, regulamentar e fiscalizar os produtores ou fabricantes de produtos de origem animal e vegetal, bem como registrar os produtos destes estabelecimentos, atestando a qualidade do que é oferecido ao consumidor final.

“Trata-se de um serviço inédito e de grande ganho para a Fabriciano. o SIM incentiva os empreendedores, impulsiona a economia e promove o aumento de renda local, bem como fortalece a inserção de produtos de qualidade no mercado. Já temos a equipe qualificada para o serviço e produtores cadastrados. O próximo passo será a criação de um selo atestando a qualidade daqueles que observarem as normas necessárias, garantindo mais credibilidade ao pequeno produtor e segurança ao consumidor”, explica o secretário Xingozinho.

O SIM vai abranger os animais destinados ao abate, seus produtos e subprodutos; pescados; leite e ovos e seus derivados; o mel e a cera de abelha, dentre outros. A capacitação dos profissionais do município de Fabriciano foi oferecida em João Monlevade por equipe técnica e órgãos responsáveis, seguindo as normas inspeção sanitária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Parceria

O projeto de Lei para a implantação do SIM em Fabriciano é de autoria do vereador Beto Cavaleiro, aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito em setembro passado. “O SIM já existe em outras cidades é o equivalente ao Serviço de Inspeção Estadual e Federal. O objetivo é organizar, padronizar, capacitar e fomentar os pequenos produtores rurais, a agricultura familiar e pecuária, garantindo produtos de qualidade ao consumidor, gerando emprego e renda na nossa cidade”, explica Beto Cavaleiro, autor do projeto.

Em Coronel Fabriciano o serviço de inspeção está sendo implantado por meio de um consórcio, já com adesão de 12 municípios mineiros e outras três cidades interessadas. A vantagem do consórcio é a redução de custos para execução e estruturação do serviço e ampliar o mercado consumidor. Os produtos certificados de Coronel Fabriciano poderão ser comercializados nas cidades consorciadas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário