DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de janeiro, de 2018 | 11:00

Criolina e “A Menina do Salão”

Alê e Luciana homenageiam a sua cidade natal com um videoclipe

Formado por Alê Muniz e Luciana Simões, o duo maranhense Criolina lança o videoclipe de “A Menina do Salão”, uma faixa do seu mais novo trabalho, Radiola em Transe (2017).

Combinação de reggae, rock, ritmos regionais, tropicalismo e influências caribenhas, a canção é responsável pelo ingrediente raggamuffin que compõe o disco. Dirigido por Arthur Rosa França (“Freguês da Meia-Noite”, de Criolo), o clipe explora cenários e personagens bem conhecidos pela população de São Luís.

As cenas foram gravadas parte no centro histórico, parte numa casa de reggae na beira do rio Bacanga e também próximo às palafitas da Ilhinha. A ideia foi homenagear a cidade, enaltecendo sua cultura local e tradições.

Divulgação
Alê Muniz e Luciana Simões formam o CriolinaAlê Muniz e Luciana Simões formam o Criolina
Para Alê e Luciana, o clipe “coloca a atmosfera de São Luís no centro dos acontecimentos da nossa inspiração musical e poética, traduz o nosso cotidiano à luz da linha do equador.

Um exemplo disso é a escolha dos personagens da cidade, incluindo um regueiro das antigas, o "Fumaça", que passeia numa bicicleta pintada com as cores do reggae pela ilha às tardes, atravessando a ponte que leva da cidade nova à cidade antiga”.

A capital maranhense recebe forte influência da música cubana, jamaicana e caribenha, o que se reflete na musicalidade da Criolina. A instrumentação, com os pés nos anos 1970, envolve harmonicamente as melodias eletrônicas e os arranjos brotam em experimentações sonoras.

Bateu saudade da bateria Pinguim, do Moog, pedaleiras ou sintetizadores... lá está o som da dupla. “Captamos a montagem de uma radiola num ambiente de festas de reggae, os casarões e a paisagem cultural. Como na capa do disco, mostramos as semelhanças entre Jamaica, Cuba e São Luís”, afirmam.

As letras nascem de onde menos se espera. Onde o desatento vê apenas o corriqueiro, o poeta busca inspiração. “Essa faixa foi uma das primeiras músicas que compusemos. Um raggamuffin que traz muito do que é o nosso som, é dançante e traz a informação da atmosfera da cidade em que vivemos: festiva, solar e colorida”, dizem os autores.

Apesar dos dois terem trilhado caminhos diferentes no passado - Alê é mais ligado ao universo pop, e Luciana sempre esteve associada ao mundo do reggae -, o encontro dos dois revela influências comuns, que vão da música regional do Maranhão e Caribe aos elementos musicais herdados do tropicalismo e referências eletrônicas.

O clipe de “A menina do salão” pode ser acessado no Spotify, Deezer e iTunes. Mais sobre o Criolina pode ser visto no Facebook e no YouTube.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário