19 de fevereiro, de 2018 | 17:46
Diretora esclarece situação da escola Doutor Querubino, em Fabriciano
A diretora informou que a ameaça do fechamento da escola teve início em 2016, quando a administração municipal de Coronel Fabriciano enviou um documento para Secretaria de Estado de Educação (SEE), solicitando a transferência de alunos da Doutor Querubino para as escolas municipais
Divulgação
A Escola Estadual Doutor Querubino, em Coronel Fabriciano, conta com 374 alunos atualmente
Após os rumores de que a Escola Estadual Doutor Querubino, em Coronel Fabriciano, iria fechar as portas, a diretora da escola, Jucélha Andrade, garantiu ao Diário do Aço que as aulas ocorrerão normalmente neste ano, porém, com menos turmas. Procurada pelo Diário do Aço, a prefeitura de Coronel Fabriciano preferiu não se manifestar sobre esse assunto e informou que a escola Doutor Querubino é de competência do Estado de Minas Gerais. 
A diretora informou que a ameaça do fechamento da escola teve início em 2016, quando a administração municipal de Coronel Fabriciano enviou um documento para Secretaria de Estado de Educação (SEE), solicitando a transferência de alunos da Doutor Querubino para as escolas municipais. Por acreditar que não teria alunos suficientes, a prefeitura fez na época um plano de atendimento, informando que os alunos do 1º ao 5º ano seriam transferidos para as escolas municipais. Com isso, iniciamos 2017 sem a turma do 1º ano”, afirma.
Segundo Jucélha, a diretoria da escola até conseguiu alunos para preencher a turma do 1º ano no início de 2017, mas mesmo assim, não obteve êxito. Conseguimos algumas crianças para assistirem as aulas do 1º ano, porém, tivemos que enviá-las para as escolas municipais, porque de acordo com o documento enviado em 2016 para o estado, consta que não tínhamos alunos suficientes, o que está errado”, ressalta.
Ofício
A diretora também disponibilizou ao Diário do Aço um ofício da Secretaria de Educação de Coronel Fabriciano, feito em setembro do ano passado, que solicita a autorização do plano de atendimento 2017/2018 para que a escola Doutor Querubino receba mais alunos. A Secretaria de Governança Educacional de Coronel Fabriciano, por meio da gerência do Sistema Municipal de Ensino, constatou, após a realização do cadastro escolar, que devido à grande demanda de alunos nos bairros centrais do município e rede de ensino municipal não dispõe, no presente momento, de vagas em número suficiente para atendimento”, informa o ofício.
O documento ainda acrescenta que, para viabilizar o atendimento de forma satisfatória, a Secretaria solicita da Superintendência Regional de Ensino que, no plano de atendimento 2017/2018, seja autorizado os seguintes termos: Encaminhamento de 62 alunos do 2º ano em 2018 e 35 alunos do 3º Ano da Escola Municipal Boa Vista para a E.E. Doutor Querubino. E abertura de uma turma de 25 alunos do Cadastro Escolar de 1º ano em 2018 para E.E. Doutor Querubino, devido ao grande número de inscritos para zoneamento”, afirma.
Por fim, o documento justifica que tal autorização se faz necessária devido à reorganização da demanda escolar do município e ao reduzido número de salas disponíveis na Escola Municipal Boa Vista, do mesmo zoneamento e o atendimento da Educação Infantil ofertado pelo município. Esclarecemos, ainda, que não existe nas proximidades outra escola municipal para suprir esta demanda”, conclui o ofício, assinado pelo secretário de Governança Educacional, Carlos Alberto Serra Negra.
Conforme Jucélha Andrade, o plano de atendimento 2017/2018 foi recusado pela SEE, com base no documento enviado em 2016 pela prefeitura, informando que a escola não tem alunos suficientes para formar turmas de 1º e 2º ano. A escola, atualmente, conta com 374 alunos e terá aulas somente paras as turmas do 3º ano ao 9º ano neste ano. Se continuar com esse problema, não teremos o 3º ano em 2019, e depois não teremos o 4º ano, e assim por diante. Então, a única solução é cancelar esse documento e acabar com esse impasse ”, salienta.
SEE
Procurada pelo Diário do Aço, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) confirmou, por meio de uma nota, que não há previsão de fechamento da Escola Estadual Doutor Querubino e que a Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Coronel Fabriciano informou que, ao longo dos anos, vem acontecendo uma migração de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental da rede estadual para escolas da rede municipal, o que afeta a formação de turmas para estas séries.
Em relação ao plano de atendimento para o ano 2019, ele será desenvolvido ao longo deste ano, quando então teremos a informação de como ficará a distribuição de turmas nas escolas do município. Vale destacar que o plano de atendimento é desenvolvido em parceria entre as redes públicas do estado, municipais e estaduais, de forma que todos os estudantes, conforme a legislação vigente determina, tenham garantido o seu direito à educação pública”, conclui a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]