
25 de fevereiro, de 2018 | 09:15
Empresários do bairro Horto indicam desafios e problemas enfrentados
A pesquisa foi uma das ações do projeto Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, realizado no Horto
Divulgação
Durante ação, empresários responderam questionário para diagnóstico das demandas emergenciais
Durante uma semana, a classe empresarial estabelecida no bairro Horto, importante polo comercial de Ipatinga, participou de uma pesquisa realizada pela Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga. O resultado do levantamento indica os principais desafios do empresariado da localidade e os maiores problemas do bairro.A pesquisa foi uma das ações do projeto Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, realizado no Horto entre os dias 15 a 19 de janeiro. Ao todo, foram visitados 161 estabelecimentos comerciais de mais de 60 segmentos.
Entre o levantamento de dados feito pela equipe das entidades, os empresários responderam a duas perguntas: 1 - Quais são os maiores problemas do bairro? 2 - Quais são os seus maiores desafios enquanto empresário? A partir destas duas perguntas, foram elaborados gráficos com os principais pontos destacados pelos empresários.
Segundo o que foi apontado pela classe empresarial do Horto, as principais demandas para o bairro são: melhorias no estacionamento e mais ações para segurança pública. As reclamações a respeito do problema de estacionamento foram feitas, principalmente, por empresários estabelecidos na avenida Castelo Branco e Rua Jequitibá. Já os casos de deficiência na segurança pública foram apontados de modo homogêneo pela classe empresarial do Horto.
Quase 20% dos entrevistados apontaram como desafio a alta carga tributária, incutida pelos governos Federal, Estadual e Municipal, sobre a classe empresarial. Além disso, outra reclamação recorrente foi a dificuldade em captar clientes, ainda reflexo do baixo nível de confiança do consumidor em retornar às compras de produtos e serviços.
Em relação às dificuldades de empreender e administrar um estabelecimento comercial, mais de 17% dos empresários reclamaram da queda no fluxo de vendas. Junto a este desafio está a captação de novos clientes, apontados por 13% dos empresários e a superação da crise econômica, relatada por mais de 10% dos entrevistados.
O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destaca que a pesquisa aproxima as entidades dos empresários e revela as principais necessidades da classe na região do Horto. A Aciapi e CDL estão com a proposta de estar ao lado do empresariado em cada bairro de Ipatinga. Conhecendo de perto a realidade do bairro, podemos estabelecer ações mais efetivas e capazes de gerar um impacto positivo para os empresários e comunidade em geral”, pontua Cláudio.
Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, a colaboração de cada participante da entrevista foi importante para o diagnóstico realizado pelas entidades. Desde o fim do ano passado, a Aciapi e CDL de Ipatinga realizam este levantamento junto aos empresários da cidade. Primeiro no bairro Canaã, e agora no Horto. Nós agradecemos a cada empreendedor que reservou um tempo e respondeu estas questões. Com a pesquisa em mãos, as entidades possuem um ótimo instrumento de diálogo com o Poder Público e demais órgãos parceiros para nos auxiliarem a suprir as demandas indicadas pela classe”, avalia José Carlos.
Divulgação
O Ten-Cel PM Juliano Fábio Lemos Dias recebeu a pesquisa das mãos do presidente da CDL, José Carlos

Autoridades recebem a pesquisa
O relatório da pesquisa realizada pela Aciapi e CDL de Ipatinga foi entregue às autoridades competentes. Foram protocoladas as cartas junto ao Comando do 14º Batalhão de Polícia Militar. A carta com as demandas dos empresários do Horto também foi entregue à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), ao Gabinete do Prefeito de Ipatinga, e a todos os vereadores.
Programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado busca aproximação com empreendedores
O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado tem como objetivo aproximar as entidades dos empresários. A ação, que levantou as principais demandas dos empreendedores no bairro Horto, foi a segunda etapa. A primeira foi realizada no bairro Canaã. O foco do programa são os polos comerciais de Ipatinga. Além da pesquisa, a classe empresarial recebeu informações sobre o papel da Aciapi e CDL e quais são os serviços ofertados.
Ao fim da ação, os empresários e funcionários foram convidados a participarem de uma palestra gratuita com a consultora do Sebrae, Fabiana Schimitz, na qual foram trabalhados assuntos como a criatividade e inovação, além de técnicas especiais para captação de clientes e aumento nas vendas de produtos e serviços. A palestra foi realizada no campus da Faculdade Pitágoras do Horto.
Para o presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, a visita ao bairro Horto correspondeu às expectativas das entidades. Agradecemos cada empresário por separar um tempo para atender a nossa equipe. Assim como foi no Canaã, tivemos sucesso na nossa empreitada no bairro Horto”, afirma Cláudio.
O presidente da CDL de Ipatinga ainda destacou que o empenho da equipe foi de suma importância para a concretização do projeto. A equipe recebeu treinamentos especiais sobre todos os produtos ofertados pelas entidades. Todo mundo esteve mobilizado durante cinco dias de muito trabalho”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]