
05 de março, de 2018 | 16:53
Hospital Márcio Cunha forma nova turma de residentes
O Programa de Residência Médica conta atualmente com 14 especialidades, com duração entre dois e três anos
O Hospital Márcio Cunha (HMC) e a Fundação São Francisco Xavier (FSFX) comemoraram a formação de 32 médicos pelo Programa de Residência Médica. A formatura reconheceu e homenageou os profissionais, agora especialistas nas áreas de Anestesiologia; Cirurgia Geral; Clínica Médica; Pediatria; Medicina Intensiva; Ginecologia e Obstetrícia; Neonatologia, Ortopedia e Traumatologia e Radiologia.
Para o superintendente do HMC, Mauro Oscar de Souza Lima, o programa permite a permanência de mais profissionais na região e engrandece o vínculo acadêmico da instituição elevando a qualidade técnica e humana dos profissionais.
A residência do hospital, permite uma troca de experiência, ela contribui na formação dos médicos e em troca a instituição ganha em inovação e novos projetos. Esse conjunto, propicia ainda mais benefícios para a comunidade”, enfatiza.
Em 2017, foram disponibilizadas doze especialidades, com total de 75 médicos residentes e 78 trabalhos científicos publicados, vários deles com a participação de médicos residentes. O Programa de Residência Médica conta atualmente com 14 especialidades, com duração entre dois e três anos. Destinados aos profissionais graduados em Medicina, oferece os cursos de Anestesiologia, Cancerologia Clínica, Cardiologia, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Ortopedia e Traumatologia, Medicina Família e Comunidade, Medicina Intensiva, Nefrologia, Neonatologia, Pediatria, Radiologia e Diagnóstico por Imagem, e Radioterapia.
Todos os residentes recebem uma bolsa mensal, realizam plantões e cumprem carga horária semanal de 60 horas, envolvendo disciplinas teóricas e práticas. Dentro dessa rotina, também estão inclusos o atendimento em ambulatórios e a realização de procedimentos cirúrgicos, que são sempre monitorados pelos médicos preceptores.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]