DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

07 de março, de 2018 | 16:55

Comarca de Timóteo lança o Programa Conhecendo o Judiciário

Para o lançamento, foram convidados educadores, profissionais de imprensa e autoridades locais

Arquivo DA
Programa será lançado oficialmente no próximo dia 23, às 9h30, no Fórum Dr. Geraldo Perlingeiro de AbreuPrograma será lançado oficialmente no próximo dia 23, às 9h30, no Fórum Dr. Geraldo Perlingeiro de Abreu

Criar canais efetivos de comunicação com a sociedade. Com esse objetivo, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais lançou, em 1999, o “Programa Conhecendo o Judiciário”. Palestras, júris simulados, visitas orientadas ao Tribunal de Justiça e aos Fóruns das comarcas do Estado são algumas das atividades do programa no sentido de esclarecer as funções do Poder Judiciário e contribuir para a formação da cidadania de crianças, jovens e adultos.

Na comarca de Timóteo, o programa será lançado oficialmente no próximo dia 23, às 9h30, no Fórum Dr. Geraldo Perlingeiro de Abreu (Praça Olímpica, 65, bairro Funcionários). Para o lançamento, foram convidados educadores, profissionais de imprensa e autoridades locais.

A iniciativa é do juiz diretor do Foro, Luiz Eduardo Oliveira de Faria que, ao solicitar a implantação do programa ao Presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Herbert José Almeida Carneiro, revela seu compromisso em aproximar o judiciário da comunidade local.

Para auxiliar as atividades, foram desenvolvidas algumas publicações destinadas ao público infanto-juvenil, jovem e adulto. O programa conta, ainda, com um vídeo institucional sobre o judiciário mineiro.
Conforme o Tribunal de Justiça, são atendidos alunos do ensino formal e também de instituições especializadas e associações de classe. O público diversificado mostra que o TJMG está aberto a vários segmentos, trabalhando de forma diferenciada para que, sem distinção, todos tenham acesso a informações básicas sobre cidadania e funcionamento da Justiça.

A participação efetiva de juízes de Direito tem possibilitado a aproximação do Judiciário com a população. Magistrados da capital e das comarcas que já implantaram o programa têm visitado as escolas, levando informações sobre a Justiça e promovendo rico debate entre os alunos.

O “Programa Conhecendo o Judiciário” trabalha com três projetos: Visitas Orientadas ao Fórum, para alunos do ensino fundamental, Juízes vão às Escolas, para alunos do ensino médio, e Encontro Universitário, para estudantes de qualquer curso superior. Outros grupos de interesse podem participar do programa, bastando entrar em contato com a Assessoria de Comunicação Institucional do Tribunal de Justiça ou com a Direção do Foro da Comarca de Timóteo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário