19 de março, de 2018 | 17:45
Outono deve ter chuvas acima da média no Vale do Aço
Este ano no Vale do Aço, bem como em todo o Leste de Minas, terá mais chuva que o normal
Enviada por leitor
Ribeirão do Boi, em Revés do Belém, chegou a ficar sem água em 2016, e neste ano o manancial transbordou

Nesta terça-feira (20) nos despedimos do verão. Oficialmente, o outono começará às 13h15. Neste ano, a estação deve apresentar volume de chuva acima da média e temperaturas mais amenas no Vale do Aço, segundo especialistas.
O climatologista Ruibram dos Reis destacou em entrevista ao Diário do Aço, que de acordo com indicadores, a estação deve ser mais úmida na região.
Este ano no Vale do Aço, bem como em todo o Leste de Minas, terá mais chuva que o normal, especialmente nos meses de maio e junho. Com mais chuvas, as temperaturas também deverão ficar entre 18ºC a 27ºC. Além disso, as manhãs tendem a ser mais frias, devido a nebulosidade”, afirma.
O especialista ainda indica que poderá haver formação de nevoeiros nas primeiras horas do dia. Os pesquisadores da Cemig alertam que a tendência em Minas Gerais é um clima mais seco.
No decorrer da estação, a atmosfera torna-se gradativamente mais seca, podendo atingir valores abaixo de 30% em alguns dias de maio e junho”, diz a nota.
A estação, que marca a transição, termina às 7h07 de 21 de junho próximo, quando tem início o inverno.
Verão chuvoso
O verão 2017/2018 foi o mais chuvoso no Vale do Aço desde 2011. Após seis anos com pouca chuva, desta vez o índice pluviométrico ficou 30% acima do esperado. Outro diferencial deste verão foram os picos de calor.
O Vale do Aço teve ondas de calor, as altas temperaturas não foram registradas de modo contínuo. Houve uma onda de calor em janeiro, uma próxima do carnaval e somente agora em março é que o calor ficou intenso por muitos dias seguidos”, avalia Ruibram.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]