20 de março, de 2018 | 06:18
Droga apreendida em MS tinha o Vale do Aço como destino, afirma o Gaeco
Dois investigados, apontados como responsáveis por carregamento de entorpecente abandonado em picape acidentada foram presos e autuados
Uma operação do Grupo de Atuação de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) prendeu dois ipatinguenses na madrugada desta terça-feira (19). Yuri Oliveira Maria, 20 anos, e Juliano José dos Santos, de 31 anos, eram monitorados pelo Gaeco, por suspeita de envolvimento de um esquema de tráfico de entorpecentes e foram presos na avenida Pedro Linhares Gomes, no bairro Horto, a bordo de uma picape Chevrolet Montana, com placas de Timóteo, quando voltaram de uma empreitada fracassada, mas que segundo o Gaeco deixou rastros.Divulgação PMR/MS
Picape com carga de droga acidentou-se quando era usada para trazer carregamento de maconha para Ipatinga
Picape com carga de droga acidentou-se quando era usada para trazer carregamento de maconha para IpatingaHá alguns dias a polícia chegou à conclusão que os dois buscariam um carregamento de maconha, do estado de Mato Grosso do Sul. Com monitoramento eletrônico os dois foram acompanhados desde o momento em que saíram de Ipatinga para a empreitada de buscar o carregamento da droga no Centro Oeste, conforme apurou o Diário do Aço.
Ocorre, conforme o Gaeco, que uma picape VW Amarok, com placas de Vila Velha (ES) era usada pelos dois para transportar cerca de uma tonelada de maconha, carga apanhada na cidade de Paranhos (MS), fronteira com o Paraguai. Nesta segunda-feira (19) a picape com a carga foi encontrada abandonada, por volta das 5h30 na altura do Km 74 da rodovia MS-141, com danos mecânicos provocados por um acidente.
A Polícia Militar Rodoviária do Mato Grosso foi acionada com a informação que havia uma picape abandonada fora da estrada. No loca, policiais verificaram indícios de que o condutor perdeu o controle, saiu da pista, a picape teve quebrado um dos eixos e ficou sem tração.
Ao vistoriar a caminhonete, os policiais encontraram 1.462 tabletes de maconha, que ao ser pesada, totalizou 957.87 quilos. O veículo, que não possuía restrições, foi levado para a Delegacia da Polícia Civil de Ivinhema (MS), para ter o chassi submetido a uma vistoria.
Policiais ouvidos pelo Diário do Aço na madrugada desta terça-feira afirmam com clareza que a droga abandonada na picape em Ivinhema tinha como destino a cidade de Ipatinga e que os dois conduzidos, detidos na entrada da cidade eram os responsáveis por parte do entorpecente, junto a um terceiro envolvido que ainda é procurado.
No momento da abordagem, já em Ipatinga, relatam os policiais que Yuri Oliveira, ao se ver cercado pela polícia, quebrou o seu telefone celular, em uma tentativa de ocultar provocas com as mensagens existentes em aplicativos do aparelho.
Yuri tem seu nome envolvido em várias ações policiais, a exemplo da Operação Veniaga que levou diversas pessoas à prisão por tráfico e associação para tráfico no Vale do Aço, época em que ele ainda era menor de idade. Contudo jamais cessou sua atividade criminosa na mercantilização de substâncias entorpecentes”, conclui o relatório do Gaeco, que é integrado pelas polícias Civil, Militar e Ministério Público Estadual.
Yuri Oliveira Maria e Juliano José dos Santos foram autuados pelo delegado de Polícia Civil, Gilmaro Alves, e colocados à disposição da Justiça.
Droga jogada em canavial
Depois da apreensão do carregado de maconha na VW Amarok, encontrada abandonada na MS-141, a Polícia Militar Rodoviária encontrou nas proximidades mais 159 tabletes de maconha que, após serem pesados, totalizaram 159 quilos da mesma droga.
Policiais observaram uma movimentação perto do trevo de duas rodovias estaduais do Mato Grosso do Sul, onde a caminhonete foi encontrada, e resolveram fazer a averiguação, encontrando mais droga escondida em meio a um canavial. A droga pode ter sido furtada na picape abandonada por terceiros, que tentaram esconder os tabletes para a posterior recuperação, quando a polícia fosse embora.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]


















Walter Mairon Silveira Barreto
22 de março, 2018 | 12:32nelson gonçalves, vc foi brilhante!”
Wesley Carlos Araújo
21 de março, 2018 | 11:05Libera acaba violência...”
Dunh@
21 de março, 2018 | 06:56Morra maconheiro dos infernos!”
Josué Bonades
20 de março, 2018 | 15:47A PM de iPatinga está no caminho certo, parabéns, q bela reportagem! Temos q fechar as portas p estas drogas mortais q devastam nossas famílias. Qto ao papo de legalizar, p acabar c o tráfico, então vamos permitir q qualquer, digo qualquer cidadão possa fazer uso de uma arma, pois assim acabará c á criminalidade, sendo q a arma é a culpada e não o dedo do autor, como a maconha não é culpada e sim o fato de ser proibida!!!”
Nelson Morais
20 de março, 2018 | 14:44Não adianta. Prendem, recolhem, recolhem e diariamente passam centenas de milhares de toneladas dessa merda chamada maconha, isso sem contar o crack e a cocaína. Legalizem logo essa droga e acaba com essa perda de tempo e dinheiro público jogado pelo ralo. O povo nunca vai parar de usar droga ilícita. Quanto a Ambev e outros conglomerados pagam para o Estado combater as outras drogas ilegais:? Quer droga pior do que o alcool, que destoi mais que a maconha?”