DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

09 de abril, de 2018 | 10:34

Aprendendo a fazer cinema

Alunos de escola pública do Barra Alegre são contemplados com oficina

Divulgação
O cinegrafista Regiano Santiago, o CajuO cinegrafista Regiano Santiago, o Caju
Alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Caetana América de Menezes, no distrito de Barra Alegre, em Ipatinga, participaram no último sábado (7) de uma oficina de cinema promovida no educandário.

A aula teve como principal objetivo proporcionar à turma de estudantes uma reflexão sistemática e produtiva sobre os recursos da linguagem que são utilizados em um filme documentário, e contou com a participação do cinegrafista Regiano Santiago, o Caju.

O conteúdo programático da oficina foi desenvolvido em duas etapas: teórica e prática. As técnicas de entrevista como estratégia de construção da narrativa documental foram um dos assuntos ministrados.

Quanto à aula prática, ela culminou na apresentação de um documentário sobre a Escola Caetana América de Menezes, produzido pelos alunos.

“Os estudantes tiveram a oportunidade de realizar um curta-metragem desenvolvendo as atividades que implicam numa produção cinematográfica, da pesquisa, entrevista, filmagem, decupagem, edição e finalização da obra”, enumera Éderson Caldas (Cinedocumenta). Os alunos manusearam equipamentos de última geração, cedidos pela Videoplus.

Divulgação
Os alunos da escola fizeram um curta-metragemOs alunos da escola fizeram um curta-metragem
“Estamos maravilhados com a oficina. Foi muito melhor do que a gente conseguiu imaginar”, disse a estudante Larissa Alves Martins, 17 anos. “Entre os meus sonhos de vida estão os de ser fotógrafa e psicóloga. “A oficina veio motivar ainda mais a minha paixão por fotografia”, disse.

Tailander Ferreira, 17, avaliou como positiva a sua participação na oficina. “Eu já tenho um canal de vídeo no youtube, e essa atividade de hoje vai acrescentar muito ao que faço atualmente”, conta.

Irani Martins, diretora da Escola Caetana, agradeceu aos produtores da oficina pela oportunidade oferecida aos alunos.

“Essa aula ficará na memória de todos. Logo convidaremos os realizadores do evento para conhecer os trabalhos feitos pelos alunos no campo do audiovisual. Eles já dão conta de produzir um filme e estão muito motivados para isso”, enfatiza Irani.

A oficina de cinema foi uma ação de contrapartida do Projeto Cinedocumenta – Mostra de Cinema Documentário -, idealizado pelo Produtor Cultural Éderson Caldas, por intermédio da Secretaria de Estado de Cultura do Governo de Minas Gerais e do Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro (Prodam).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marciano Ceolin

10 de abril, 2018 | 11:51

“Muito importante para a Video Plus poder apoiar iniciativas culturais dessa natureza, ainda mais reforçadas por depoimentos como esses! Parabéns Ederson Caldas, Caju, Felipe Andrade e demais realizadores e participantes.”

Envie seu Comentário