EXPO USIPA 2026

18 de maio, de 2018 | 16:10

Cemig instala sistema de aquecimento solar em instituições no Vale do Aço

O Hospital Vital Brazil e o Lar de Idosos Sodalício Tio Questor foram contemplados com os Projetos Solar ILPI e Solar Hospitais

Divulgação
Aquecedor solar gera redução no consumo de eletricidade para aquecimento de água em instituiçõesAquecedor solar gera redução no consumo de eletricidade para aquecimento de água em instituições

Cerca de R$ 100 mil foram investidos em duas instituições sediadas em Timóteo, por meio do Programa de Eficiência Energética (PEE). O Hospital Vital Brazil e o Lar de Idosos Sodalício Tio Questor foram contemplados com os Projetos Solar ILPI e Solar Hospitais.

Com a substituição do chuveiro pelo sistema de aquecimento solar, a previsão é de que haja uma redução substancial no consumo de energia elétrica usada para o aquecimento de água dessas instituições. Além disso, o deslocamento da demanda para fora do horário de ponta contribui com o sistema elétrico do país, diminuindo a sobrecarga.

Resultado da parceria entre a Cemig e o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), o projeto visa a instalação de sistemas de aquecimento solar de água em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e em hospitais públicos, gerando mais conforto para os internos e economia para a entidade, com a redução significativa na conta de energia após a substituição de chuveiros elétricos por sistema de aquecimento solar.

De acordo com o superintendente de Tecnologia, Inovação e Eficiência Energética, Carlos Renato França Maciel, os equipamentos substituídos pela companhia são mais econômicos e proporcionam a redução da conta de energia elétrica dessas instituições, além de manter a mesma eficiência e qualidade no atendimento.

“O objetivo desse programa é substituir equipamentos obsoletos por outros de tecnologia mais avançada. Dessa forma, essa economia permitirá que os recursos sejam aplicados em outras áreas e ao atendimento aos pacientes”, afirma.

Para a coordenadora do Sodalício Tio Questor, Marina Rodrigues Pena Baldez, o investimento foi eficaz, já que a conta de luz teve uma redução de mais de 50%. “A instalação de aquecedores solares aqui na instituição foi de grande valia. O banho quente para idosos em situação de vulnerabilidade é mais do que um conforto, é garantir a segurança e saúde para nossos internos. Desde que fomos beneficiados pelo programa da Cemig, tivemos uma redução de mais da metade do valor na conta de luz, e isso é muito satisfatório, já que essa economia pode ser usada para outras melhorias e necessidades do nosso Lar”, afirma.

Vital Brazil

No Hospital Vital Brazil, o sistema de aquecimento solar foi instalado nas alas de Pronto Socorro e Maternidade, onde o uso de chuveiros é mais recorrente. De acordo com a gerente de apoio, Fernanda Tavares, o programa trouxe benefícios reais para o hospital como, por exemplo, a qualidade da temperatura da água para pessoas doentes e gestantes.

“Além da economia de mais de 60% na conta de luz, o que mais nos impactou foi a melhora significativa no abastecimento de água. Percebemos uma satisfação muito grande tanto dos pacientes quanto dos colaboradores com o novo sistema de aquecimento de água”, afirmou Tavares.

No Leste de Minas Gerais, 72 instituições foram contempladas com os Programas Solar ILPI e Solar Hospitais, totalizando mais de R$ 6 milhões de investimento da Cemig e o Governo do Estado.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário