DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

24 de julho, de 2018 | 18:03

Surge no Vale do Aço o Clubinho da Leitura

O Clubinho da Leitura é um grupo criado para promover movimento literário entre crianças e adolescentes com idade de 10 a 15 anos

Divulgação
Clube terá reuniões em livraria, no shopping em IpatingaClube terá reuniões em livraria, no shopping em Ipatinga
Ganha espaço na região, um movimento literário que pretende impactar positivamente crianças e adolescentes, conquistando a atenção de meninos e meninas para ler com prazer, senso crítico, promovendo assim os clássicos da literatura nacional.

A iniciativa é da jornalista Sílvia Lima. Ela trabalha atualmente com cursos de Planejamento de Estudos, curso de produção e interpretação de textos, sempre para adolescentes. Segundo explicou, a ideia veio de dentro de casa. A filha, Maria Eduarda, de 11 anos, expressou o desejo de participar de um grupo para estudar obras literárias com uma proposta mais ampla.

Em tempos de tantos atrativos tecnológicos e muitas distrações em redes sociais, despertar curiosidade e desejo de adolescentes pela leitura torna-se urgente para pessoas que se preocupam com a formação dos estudantes e a interpretação do que vemos, lemos e ouvimos.

Sílvia lembra que o hábito da leitura amplia o imaginário, traz enriquecimento cultural e ainda proporciona experiências no tempo e no espaço que jamais poderiam ser vívidas por muitos de nós, e ainda amplia o vocabulário reforçando a forma correta da escrita.

O Clubinho da Leitura é um grupo criado para promover movimento literário entre crianças e adolescentes com idade de 10 a 15 anos. Cada clube de leitura funciona de uma maneira.
 Primeira reunião do Clubinho da Leitura foi realizado no dia 21; em livraria no shopping em Ipatinga Primeira reunião do Clubinho da Leitura foi realizado no dia 21; em livraria no shopping em Ipatinga

"O nosso vai funcionar da seguinte forma: uma reunião mensal com duas horas de duração, no máximo. O local será sempre a Livraria Leitura, no Shopping do Vale do Vale do Aço. A proposta é apresentar de maneira coletiva, lúdica e adequada os clássicos da nossa literatura, por meio de adaptações de obra em formatos diferentes", explica Sílvia Lima.

A idealizadora do clubinho acrescenta que a proposta visa também aproximar os jovens leitores dos escritores, inclusive, os clássicos como Machado de Assis, José de Alencar, Aloísio de Azevedo, Guimarães Rosa, e tantos outros. "Vamos promover a leitura de clássicos em adaptações e conduzir os nossos leitores a exercícios para que eles se envolvam e assim compreendam melhor cada trama em discussão”, cita.

Para participar basta comparecer à Livraria Leitura do Shopping do Vale. As reuniões mensais têm entrada gratuita. “E esse foi apenas o primeiro encontro", concluiu.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário