
24 de julho, de 2018 | 18:03
Surge no Vale do Aço o Clubinho da Leitura
O Clubinho da Leitura é um grupo criado para promover movimento literário entre crianças e adolescentes com idade de 10 a 15 anos
Ganha espaço na região, um movimento literário que pretende impactar positivamente crianças e adolescentes, conquistando a atenção de meninos e meninas para ler com prazer, senso crítico, promovendo assim os clássicos da literatura nacional.A iniciativa é da jornalista Sílvia Lima. Ela trabalha atualmente com cursos de Planejamento de Estudos, curso de produção e interpretação de textos, sempre para adolescentes. Segundo explicou, a ideia veio de dentro de casa. A filha, Maria Eduarda, de 11 anos, expressou o desejo de participar de um grupo para estudar obras literárias com uma proposta mais ampla.
Em tempos de tantos atrativos tecnológicos e muitas distrações em redes sociais, despertar curiosidade e desejo de adolescentes pela leitura torna-se urgente para pessoas que se preocupam com a formação dos estudantes e a interpretação do que vemos, lemos e ouvimos.
Sílvia lembra que o hábito da leitura amplia o imaginário, traz enriquecimento cultural e ainda proporciona experiências no tempo e no espaço que jamais poderiam ser vívidas por muitos de nós, e ainda amplia o vocabulário reforçando a forma correta da escrita.
O Clubinho da Leitura é um grupo criado para promover movimento literário entre crianças e adolescentes com idade de 10 a 15 anos. Cada clube de leitura funciona de uma maneira.

"O nosso vai funcionar da seguinte forma: uma reunião mensal com duas horas de duração, no máximo. O local será sempre a Livraria Leitura, no Shopping do Vale do Vale do Aço. A proposta é apresentar de maneira coletiva, lúdica e adequada os clássicos da nossa literatura, por meio de adaptações de obra em formatos diferentes", explica Sílvia Lima.
A idealizadora do clubinho acrescenta que a proposta visa também aproximar os jovens leitores dos escritores, inclusive, os clássicos como Machado de Assis, José de Alencar, Aloísio de Azevedo, Guimarães Rosa, e tantos outros. "Vamos promover a leitura de clássicos em adaptações e conduzir os nossos leitores a exercícios para que eles se envolvam e assim compreendam melhor cada trama em discussão”, cita.
Para participar basta comparecer à Livraria Leitura do Shopping do Vale. As reuniões mensais têm entrada gratuita. E esse foi apenas o primeiro encontro", concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]