05 de agosto, de 2018 | 10:23
Museu na Rua e motociclistas agitaram o fim de semana em Ipaba
Museu na Rua”, evento que já faz parte do calendário de eventos da cidade, neste ano, foi integrado ao projeto Contém Cultura”
O estigma de cidade penitenciária está ficando para traz, resumiu Jeremias dos Santos, memorialista ipabense, colecionador de uma das mais ricas e interessantes coleções particulares de objetos antigos do leste mineiro.Em sua quarta exposição em praça pública, na Praça José Lancelote, com o nome Museu na Rua”, evento que já faz parte do calendário de eventos da cidade, neste ano, foi integrado ao projeto Contém Cultura”, patrocinado pela Cenibra.
Jeremias, que afirma com orgulho ter mais de mil peças históricas em sua coleção, dentre elas uma sanfona fabricada na Alemanha com 200 anos, um gramofone e um telefone de 1904, além de ferramentas, equipamentos fotográficos e rurais, afirmou que a cultura e o turismo em Ipaba poderá proporcionar às pessoas a verem a cidade com outros olhos.
Outro que também compartilha da mesma visão do colecionador é Diego Franco, secretário de Desenvolvimento Econômico e Social da prefeitura, acrescentando que Ipaba possui uma gastronomia excepcional, festas tradicionais, como o aniversário da cidade, concurso de marcha, feiras de agricultura e de artesanato, a Lagoa Central e do Piauzinho, a Reserva florestal Fazenda Macedônia, o porto do bote, onde no passado foi rota dos tropeiros e uma série de sítios de aluguel de alto nível, que poderão assegurar uma nova fase de prosperidade na cidade.
O evento cultural realizado nos dias 3 e 4 de agosto contou com a presença de grande público, contou também desta vez com outras atividades paralelas, como uma exposição de carros e bicicletas antigas, música ao vivo, distribuição de cafezinho feito com rapadura ao público presente.
Também teve a presença de motociclistas de clubes da região que lotaram as barraquinhas com comidas típicas. O fim de semana agitado na mais próxima vizinha da Região Metropolitana do Vale do Aço demonstrou que a população sabe receber bem seus visitantes. (Contribuiu Mário Carvalho Neto)
Divulgação
Jeremias afirma com orgulho ter mais de mil peças históricas em sua coleção


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]