06 de agosto, de 2018 | 15:00

UBS’s de Ipatinga disponibilizam vacinas contra poliomielite e sarampo

A partir desta segunda-feira (6), até o dia 31 de agosto, a Secretaria de Saúde de Ipatinga realiza no município a campanha de vacinação contra estas doenças.

Arquivo/Agência Brasil
 meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% delas, o que corresponde a 11.755 meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% delas, o que corresponde a 11.755
Os pais e responsáveis por crianças na faixa etária de um até quatro anos, 11 meses e 29 dias têm compromisso de protegê-las contra a poliomielite (paralisia infantil) e o sarampo. A partir desta segunda-feira (6), até o dia 31 de agosto, a Secretaria de Saúde de Ipatinga realiza no município a campanha de vacinação contra estas doenças.

As vacinas estão disponíveis em 17 salas de vacinação (confira os locais abaixo), que funcionam das 7h30 às 15h30. O público-alvo da campanha é estimado em 12.374 crianças. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 95% delas, o que corresponde a 11.755.

Para a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Alves, “o Poder Público tem os pais e responsáveis como parceiros neste trabalho de manter longe das crianças essas doenças, uma vez que são eles que levam o público-alvo às salas de imunização com a caderneta de vacinação para avaliação e registro”.
Atualmente, a cobertura de poliomielite e sarampo no município está abaixo do preconizado pelo Ministério da Saúde. Somente 65% das crianças, dentro da faixa etária indicada pela campanha, estão protegidas contra a poliomielite e 80% contra o sarampo. E há três casos suspeitos de sarampo no município, investigados neste momento por técnicos do Departamento de Vigilância Epidemiológica de Ipatinga.

Não devem receber a vacina: casos suspeitos de sarampo; gestantes, que devem esperar para serem vacinadas após o parto. A recomendação do MS para as mulheres que planejam engravidar é de que seja feito um exame de sangue para verificar se já estão imunes à doença. Se não estiverem, essas mulheres devem se vacinar um mês antes da gravidez; menores de seis meses de idade e imunocomprometidos.

As vacinas estão disponíveis nas seguintes Unidades Básicas de Saúde (UBS): Barra Alegre, Bethânia, Bom Jardim, Bom Retiro, Canaã, Caravelas, Cidade Nobre, Esperança I e II, Iguaçu, Jardim Panorama, Limoeiro, Nova Esperança, Vale do Sol, Veneza II, Vila Celeste e Vila Militar.




Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário