07 de agosto, de 2018 | 13:14

Escola Municipal de Artes Cênicas

Curso gratuito de teatro oferece 50 vagas e certificado de conclusão

Cenário, figurino, interpretação. Para multiplicar os conhecimentos sobre o teatro, a dança e o circo, formando novos atores, a Prefeitura de Ipatinga, via Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semcel), receberá inscrições para o curso de artes cênicas até o dia 15 de agosto.

São oferecidas 50 vagas gratuitas, para pessoas a partir de 12 anos de idade. As inscrições podem ser feitas das 12h às 18h, no 3º andar da PMI, na Seção de Patrimônio e Incentivo Cultural.

Secom PMI
Um dos objetivos do curso é a formação de novos atoresUm dos objetivos do curso é a formação de novos atores
Ministrado pelo professor Thiago Vaz, que também é gerente de Cultura da PMI, o curso terá início no dia 22, às 14h, com uma roda de conversa sobre as artes. A aula inaugural marcará também a reabertura da Escola Municipal de Artes Cênicas ‘Antônio Roberto Guarnieri’, no Teatro do Centro Cultural e Esportivo Sete de Outubro, no bairro Veneza.

Durante o evento, haverá apresentação artística dos alunos da Escola Municipal de Música e Canto Tenente Oswaldo Machado (TOM), em parceria com a banda E.M. Cantar.

Rodas as pessoas podem ser artistas, basta querer. “O curso é livre e os participantes aprenderão técnicas de teatro de atuação, improviso, performance e intervenções artísticas.

Serão desenvolvidas também as capacidades de coordenação psicomotora, expressão corporal, oralidade e compreensão do mundo sob a perspectiva da arte”, detalha Thiago Vaz.

O curso terá conclusão em dezembro, com a entrega de certificado a todos os participantes. As aulas serão realizadas às quartas e sextas-feiras, das 14h às 17h, no Teatro do Centro Cultural e Esportivo Sete de Outubro, na rua Cândido Rondon, s/n, bairro Veneza I.

Fundada em 1995, a Escola Municipal de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (EMAC), antiga Escola Municipal de Iniciação Teatral Sete de Outubro, tornou-se um importante segmento do movimento cultural local, referência na formação de novos artistas, na divulgação e propagação da arte teatral e na formação de público para o teatro.

Em 2006, problemas estruturais no Teatro do Sete de Outubro fizeram com que as aulas da EMAC acontecessem no Teatro Zélia Olguin, numa parceria com o Instituto Cultural Usiminas. Entre 2007 a 2009 as atividades foram paralisadas, retornando no fim de 2009, com apoio do Grupo Farroupilha, no bairro Veneza II.

Após um longo período sem funcionamento, foi reaberto o ensino das artes cênicas para a comunidade, no 3º andar da Biblioteca Municipal Zumbi dos Palmares, no Centro de Ipatinga. Agora, em parceria com o projeto CreSer, o serviço cultural retorna para atender as novas demandas do município.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário