04 de setembro, de 2018 | 10:24

Encontro de Bandas de Música

Bom Jesus do Galho recebeu mais de 200 músicos na praça da cidade

Divulgação
A apresentação das bandas encantou o público bom-jesuenseA apresentação das bandas encantou o público bom-jesuense
No último domingo (2), a praça central de Bom Jesus do Galho sediou o 1º Encontro de Bandas de Música, uma das atrações do Som de Minas, projeto musical realizado pela Criativo Produções e patrocinado pela Cenibra, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio da prefeitura local e apresentação do radialista Jéferson Rocha.

O Som de Minas visa “formar um público-ouvinte e conhecedores de gêneros musicais pouco difundidos, além de promover momentos de alegria para a população”, diz o gestor cultural Bruno Minafra.

O grupo Choro do Vale abriu a programação no sábado com um espetáculo de chorinho, seguido da apresentação do grupo Nós de Minas, interpretando composições históricas do Clube da Esquina e outros projetos mineiros.

Divulgação
Os Grupos Choro do Vale e Nós de Minas se apresentaram na praçaOs Grupos Choro do Vale e Nós de Minas se apresentaram na praça
O Encontro de Bandas apresentou seis corporações musicais das cidades de Coronel Fabriciano, Engenheiro Caldas, Governador Valadares, Jaguaraçu, Rio Doce e Santa Cruz do Escalvado.

Bom Jesus do Galho foi escolhido para receber o projeto por sua vocação musical. “Identificamos nesta cidade um histórico imenso de serestas, serenatas e bailes, e mais de 100 músicos bom-jesuenses catalogados por um grupo ligado à cultura local”, explicou Bruno Minafra.

O maestro José Nunes diz que este número de músicos poderia ser mais do que triplicado na cidade, se forem levados em conta períodos anteriores à década de 1950.

“Chegamos a ter duas bandas de música na cidade que concorriam entre si, pela qualidade e pelo repertório”, conta o maestro de 86 anos, que foi homenageado pelo Som de Minas durante o encontro, representando todos os musicistas do município.

Divulgação
O público compareceu à praça e gostou muito do que ouviuO público compareceu à praça e gostou muito do que ouviu
Para José Nunes, tão importante quanto formar os músicos é motivá-los a transmitir seus conhecimentos a outras pessoas.

“Tenho vários alunos que ensinam música e já estão formando novos instrumentistas, como é o caso do Cléber Conrado, que nos presenteou com a apresentação dos seus alunos flautistas”, sublinhou.

Dez dos 40 alunos de Cléber, residentes em Passa Dez, distrito de Bom Jesus do Galho, abriram o evento na noite de sábado (1).

“A música mudou a vida do lugar. Rotineiramente, ouvimos as flautas de jovens e crianças soarem no distrito, onde são bem conhecidas obras de Bach, Beethoven e outros compositores clássicos”, diz Sônia Júlia, mentora do projeto musical e diretora da escola onde surgiu a iniciativa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário