
05 de setembro, de 2018 | 11:41
As Brasília...nas de Nora Ruiz
Poesias contundentes abordam o atual cenário político brasileiro
A escritora campineira Nora Ruiz está lançando o seu segundo livro, Das Brasília...nas, uma coletânea de versos brancos sobre o conturbado cenário social e político atual brasileiro, além de poemas líricos com ritmos de musicalidade e a republicação do artigo teórico/científico sobre a importância da ecopolítica no séc. XXI, aprofundado em versos.Com uma abordagem ferina, a autora critica, denuncia e mostra propostas, numa contextualização histórica, apontando fatores estruturais como o nepotismo, o capitalismo de compadrio e outros privilégios que se repetem a gerações.
Denuncia, em versos, os problemas do Brasil, trazendo o leitor para uma reflexão profunda e não partidária sobre uma mensagem literária que é, acima de tudo, uma crítica política e social de seu próprio tempo.
Nesse sentido, a poesia, segundo Nora Ruiz, descobre caminhos / que a política desconhece / criando a poesia de protesto” porque denuncia / pede justiça / faz a catarse da dor / propõe novos caminhos”.
A autora descreve, por exemplo, na poesia Das Brasília...nas De Lá e De Cá”, que a ácida democracia elege, promove e protege / vampiros sangrentos”, no contexto de uma corrupção generalizada.
Noracy Ruiz é cientista política, com mestrado e doutorado pela Michigan University, Ann Arbor, USA. Como oficial da organização das Nações Unidas (ONU), preparou os estudos oficiais para a Assembleia Geral sobre o Desenvolvimento Econômico/Social e o Direito da Mulher, entre 1974-1983, em Nova York.
Ela pinta em seus poemas o retrato da comédia e da tragédia da vida. Pianista, suas poesias românticas e diretas emanam musicalidade, com citações a ícones da literatura e filosofia, como Machado de Assis, Guimarães Rosa, Manoel de Barros, João Cabral, Manoel Bandeira e Nietzsche, entre outros.
FICHA TÉCNICA:
Das Brasília...nas
Nora Ruiz
Editora Autografia
Poesias - 82 páginas
ISBN 978-85-518-1246-4
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]