17 de setembro, de 2018 | 14:22

Exposição Território 25

Linguagens da cultura urbana no Centro Cultural Usiminas

Está em cartaz na Galeria Hideo Kobayashi, no Centro Cultural Usiminas, em Ipatinga, a exposição Território 25. Até 27 de outubro o público poderá ver uma mostra interativa, que utiliza a cultura urbana para promover uma reflexão sobre as relações sociais que perpassam os diversos territórios. A entrada é gratuita.

Usando fotos, faixas, outdoors, lambe-lambe, registros de ações e eventos, vídeos e uma cabine fotográfica interativa, a exposição aborda a inter-relação entre três pilares fundamentais para ocupação de territórios diversos e a construção de uma sociedade mais completa e democrática: esporte, arte-cultura e ações ambientais.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS CCU
Os três conceitos carregam uma profunda ligação na construção de uma sociedade mais integrada: ações esportivas, com seu alto poder de inclusão social e promoção da saúde; a arte-cultura, com sua capacidade de recriar significados e gerar consciência; e o meio ambiente, espaço vital para o ser humano.

Na entrada, no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, a exposição recebe os visitantes com uma instalação de redes de balanço que podem ser usadas pelo público. O objetivo é conectar o território externo ao que será visto e discutido na galeria.

Além de conferir fotografias, painéis, projeções e publicações, o público visitante encontrará ima cabine fotográfica instalada em meio às obras, que permite que os visitantes façam fotos e as recebam por e-mail.

Nilmar Lage/Divulgação/ACS CCU
Depois de registrada, a foto é exibida em uma tela na exposição, como forma criar interação com o público e mostrar a importância da diversidade de identidades na formação de territórios. Na área de meio ambiente, são oferecidas ao público mudas de várias espécies.

A diretora do Instituto Cultural Usiminas, Penélope Portugal, afirma que a exposição aborda temas importantes no momento em que o Instituto Cultural Usiminas completa 25 anos.

“Promovemos uma reflexão sobre como linguagens como arte, cultura, meio ambiente, educação e esporte são fundamentais na formação dos territórios. Elas dão vida à sociedade, transformam, promovem diálogos, diversidade, democratizam o acesso à informação e ao conhecimento”, salienta.

Educativo
A reflexão proposta pela exposição será ampliada com a mediação da equipe da Ação Educativa do Instituto Cultural Usiminas. O atendimento ao público visitante, espontâneo ou agendado, estabelece um momento de diálogo e inserção das obras em contextos possíveis.

Uma das propostas é fornecer acesso e subsídios para que o público conheça e reflita sobre a arte e o universo que a circunscreve. As visitas orientadas podem ser agendadas pelo telefone (31) 3824-3731.

SERVIÇO:
Exposição “Território 25”
Galeria Hideo Kobayashi, Centro Cultural Usiminas
Até o dia 27 de outubro
Visitação gratuita: de terça-feira a sábado, das 10h às 21h
Mais informações: 31.3824.3731
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário