27 de setembro, de 2018 | 09:28
Jazz e Turismo no Centro Cultural
Shows de música e grupos culturais diversos marcam a Feira de Turismo até sábado
A 4ª Feira de Turismo do Vale do Aço começou na quarta-feira (26), no Centro Cultural Usiminas. Além de estandes com 19 expositores, palestras e cursos gratuitos, o evento inclui uma programação cultural diversificada.Todos os dias, o Ipatinga Live Jazz 20 anos apresentará shows com grupos locais, na Tenda Cultural localizada no Jardim Externo do Centro Cultural Usiminas, entre outras atrações.
Nesta quinta-feira (27), às 19h30, o Grupo Curimã será a atração da Tenda Cultural, apresentando uma versão jazzística de seu trabalho pautado por músicas autorais e clássicos do cancioneiro popular, privilegiando a música brasileira.
Palestras e cursos
O público poderá conferir a palestra gratuita da consultora de turismo Marta Poggi, Turismo Digital, como embarcar nessa era”, às 19h desta quinta-feira, no Teatro do Centro Cultural Usiminas.
Na sexta-feira (28), as oficinas gratuitas serão Cultura e Turismo, um bom negócio”; Esporte e Turismo, um bom negócio”; Música e Turismo, um bom negócio” e Artesanato e Turismo, um bom negócio”.
As inscrições podem ser feitas pelo site www.turismovaledoaco.com.br.
Sexta instrumental
Ainda na sexta-feira, às 10h30, na tenda cultural, a atração será o multi-instrumentista Jansley Nascimento Quinteto, apresentando a música com uma linguagem brasileira diversificada, que vai do samba ao jazz, utilizando a sonoridade do trombone para reproduzir grandes temas musicais.
Em seguida, o Ipatinga Live Jazz promove show no Teatro do Centro Cultural Usiminas, a partir de 20h, levando ao palco o Duo Rafael Beck e Rafael Schimidt (SP) e Márvio Ciribelli Quinteto (RJ). Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro.
Sábado
A programação cultural do sábado vai começar bem cedo, com um passeio de bicicleta pela cidade para admirar os ipês, o Ipêdalando. Os ciclistas interessados vão se concentrar a partir das 8h em frente à Casinha do Papel Noel, no Parque Ipanema, e a chegada será no Centro Cultural Usiminas. Inscrições gratuitas pelo telefone (31) 98918-8864.
Às 10h, a Tenda Cultural começa a ser movimentada com o grupo de Batuque, da Serra dos Cocais (Coronel Fabriciano). A tradição cultural chegou à região no final do século XIX, por meio dos tropeiros. O grupo foi revitalizado em 2009, e desde então faz apresentações nas comunidades de Cocais e região do Vale do Aço.
Na sequência, às 11h, a Guarda de Moçambique de Timóteo, do Instituto Cultural Reino do Rosário, se apresenta com 70 integrantes de várias idades, com trajes típicos coloridos, rezam cantando, dançando e tocando os instrumentos de percussão.
Uma hora depois, o grupo de índios Pataxós mostrará ao público os seus rituais e crenças indígenas, manifestadas através da dança e a música, que têm um papel fundamental na manutenção de sua identidade e uma grande influência na vida social das tribos.
Às 14h, a tenda Cultural receberá o grupo Eles e Elas Experimento Musical”, com Elizeu Gomes (direção musical e violão), Cláudio Letro (bateria), Luzia di Resende (condução de palco e produção), Edna Freitas e Rejane Balmant (suporte musical) e a cantora convidada Brenda Alves.
De João Neiva (ES) para Ipatinga, a Orquestra Dedilharcos será a atração de 16h. A orquestra é um dos projetos mantidos pelo Instituto Preservarte, patrocinado pela Vale, que promove o acesso à música. Os 17 integrantes vão apresentar os resultados do projeto de musicalização.
Jazz e choro
Na noite de sábado, o Ipatinga Live Jazz encerra a edição de 2018 com o show do grupo Choro do Vale, às 19h30, na Tenda Cultural da Feira.
Os músicos Wellington Assunção (bandolim), Fabiano Cruz (violão 7 cordas), Marcelo Almeida (pandeiro) e Carlos Vinícius Abreu (cavaquinho), vão apresentar clássicos de Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Waldir Azevedo, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu.
No Teatro do Centro Cultural Usiminas, o Ipatinga Live Jazz apresenta Írio Júnior Trio e MG Big Band (BH), a partir de 20h30. Destaque da noite, a MG Big Band reúne 18 músicos sob a regência do maestro Sérgio Ramos, com um repertório focado na música mineira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]