30 de dezembro, de 2018 | 08:10

Empresariado do Jardim Panorama destaca desafios e prioridades para o bairro

Entre os objetivos do programa estão: aproximar a classe empresarial das entidades representantes, além de apresentar serviços e soluções exclusivos para os associados


Desde 2017, o programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado é realizado nos polos comerciais de Ipatinga. As equipes da Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) já percorreram nove centros comerciais da cidade. O Jardim Panorama recebeu a visita das equipes recentemente.

Entre os objetivos do programa estão: aproximar a classe empresarial das entidades representantes, além de apresentar serviços e soluções exclusivos para os associados.

Foram visitados 132 estabelecimentos de mais de 30 segmentos. O Jardim Panorama possui comércio diversificado, que vai desde os varejões a laboratórios, de drogarias a empresas de informática e ferramentaria. Mas o bairro possui ampla rede de comércio voltada para o segmento de veículos como lojas de autopeças, som e acessórios, mecânicas entre outros.

Durante as visitas, foi realizada pesquisa qualiquantitativa para identificar as demandas de cada empresário e os problemas da região. Foram feitas duas perguntas: 1 - Enquanto empresário, quais são os seus maiores desafios? 2 - E no bairro, quais são os maiores problemas?

O principal desafio enfrentado pelo empresariado estabelecido no Jardim Panorama, indicado na pesquisa, foi a alta tributação, com o índice de 33,33%. Em seguida, a concorrência foi outro grande desafio indicado pelo empresariado, com 32,57%.

Os dois principais problemas relatados pelos proprietários participantes da pesquisa foram: falta de estacionamento e insegurança. Ao todo, 38,63% dos entrevistados apontaram a falta de vagas de estacionamento como um problema no bairro, as reclamações foram feitas pela classe empresarial estabelecida ao longo das avenidas JK e Minas Gerais. A falha na segurança foi indicada como problema do polo comercial com 29,54%. A queixa em relação à insegurança foi registrada de forma geral no Jardim Panorama.

O programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado já passou pelos bairros Canaã, Horto, Cidade Nobre, Bom Retiro, Iguaçu, Cariru, Veneza I e II além do Centro de Ipatinga. O polo comercial do bairro Jardim Panorama foi o nono a receber a ação das entidades.

O presidente da Aciapi, Cláudio Zambaldi, destaca que o programa tem trazido resultados positivos ao longo de um ano. “Iniciamos o programa Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado em novembro de 2017. Desde então, temos realizado empreitadas focadas em um determinado polo comercial. Assim, conseguimos conhecer as diferentes necessidades do empresariado de cada região da cidade e estamos mais próximos de nossos representados. Percebemos que muitas demandas destacadas pela classe empresarial foram atendidas pelos diferentes órgãos do Setor Público, como abertura de vagas de estacionamento, intensificação no patrulhamento policial, melhoria na sinalização entre outros pontos”, ressalta Cláudio.

Para o presidente da CDL de Ipatinga, José Carlos de Alvarenga, o programa também é importante para os empresários entenderem o papel das entidades. “Fazer parte de entidades associativistas é necessário para o fortalecimento de qualquer classe. Assim também ocorre na classe empresarial. Por meio do Aciapi-CDL Sempre ao Seu Lado, temos oportunidade de explicar para o empresariado os nossos objetivos e como podemos ajuda-los em suas dificuldades, seja pela representação ou por serviços e produtos ofertados”, analisa José Carlos.


Resultado da pesquisa foi enviado a autoridades

Como foi feito nas visitas anteriores, a carta com a pesquisa do polo comercial do bairro Jardim Panorama foi protocolada junto às autoridades municipais. Assim, as entidades estreitam a parceria com o Poder Público e fornecem informações que podem auxiliar no direcionamento destes órgãos.

Foram enviadas cartas para o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha; secretário de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Gilmar Luciano Alves; presidente da Câmara de Ipatinga, Jadson Heleno e demais vereadores, além do comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Juliano Fábio Lemos Dias.








* A ocorrência de somatório acima de 100% se dá quando o respondente (entrevistado) pode citar mais de uma opção das alternativas, em face da pergunta apresentada. Isto se verificou na pesquisa sobre as questões relativas aos estabelecimentos comerciais dos bairros Veneza I e II. Cada entrevistado pôde responder mais de uma alternativa. A análise do tema pode ser dada para cada uma das alternativas assinaladas e seus dados, múltiplos, foram lançados num mesmo gráfico.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário