
14 de março, de 2019 | 12:48
Vereador José Geraldo Andrade é preso em Ipatinga
Andrade, de 63 anos, é investigado por mau uso do dinheiro público no gabinete, assim como outros quatro parlamentares
Wôlmer Ezequiel / Arquivo DA
José Geraldo Andrade, 63 anos, foi preso por ordem judicial nessa quinta-feira, 14

Mais um vereador foi preso em Ipatinga. No fim da manhã dessa quinta-feira (14), o vereador José Geraldo de Andrade, de 63 anos, foi preso preventivamente, por força de um mandado de prisão. Outras pessoas podem ser presas nas próximas horas. Para essa sexta-feira (15), não está descartada a apresentação de um pedido de renúncia do vereador, seguindo o que fez o seu colega de plenário, Paulo Reis, conforme noticiado pelo Diário do Aço nessa quinta-feira.
O Diário do Aço apurou que a ordem judicial foi cumprida por volta de 11h30, na rua Tarcísio Sampaio, dentro do Distrito Industrial de Ipatinga, onde fica a sede de uma empresa de propriedade do vereador.
O vereador foi preso e conduzido à sede do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) composto pelo Ministério Público de Minas Gerais e polícias Civil e Militar.
Enquanto o mandado de prisão era cumprido, outra equipe do Gaeco foi ao gabinete do vereador onde recolheu gabinetes de computadores.
Andrade é o quarto vereador preso em função das investigações realizadas no âmbito da Operação Dolos, do Gaeco, deflagrada no dia 15 de fevereiro, quando o grupo foi à Câmara Municipal cumprir mandados de prisão busca e apreensão nos gabinetes de quatro vereadores investigados por mau uso do dinheiro público, ao recolher parte do salários recebidos por assessores.
O primeiro a ser preso foi Luiz Márcio (PTC), depois o assessor parlamentar Ivan Menezes, do gabinete do vereador Paulo Reis (Pros), também com prisão decretada e foragido, Rogério Antônio Bento, o Rogerinho (ex-PSL) entregou-se no dia 18 e Wanderson Gandra (PSC) foi preso no dia 20. Todos encontram-se recolhidos à Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba e respondem por associação criminosa, organização criminosa, peculato, dentre outros crimes contra a administração pública.
Já publicado:
TJMG nega pedido de Habeas Corpus do vereador Luiz Márcio
Eleito em 2016
José Geraldo Andrade é novato na política. Na disputa da eleição de 2016, Andrade foi eleito, pelo PT do B, com 2.390 votos. O partido, posteriormente, virou o Avante. Essa foi a primeira vez que o empresário, natural de Ferros, venceu uma disputa eleitoral. Andrade tem, como suplente, Avelino Cruz, também do Avante, que obteve 1,539 votos na eleição de 2016.
Câmara delibera se abre Comissão Processante
Na tarde dessa quinta-feira a Câmara de Ipatinga realiza sessão ordinária para colocar em votação se será acatado, ou não, um requerimento para abertura de uma Comissão Processante (CP), que irá avaliar a quebra de decoro por parte dos parlamentares denunciados pelo Gaeco. Veja atualização: Vereadores acatam, por unanimidade, denúncia contra quatro parlamentares
Quatro suplentes dos vereadores já denunciados serão empossados no começo da tarde, para deliberarem acerca da abertura da CP. A comissão terá um prazo de até 90 dias, para apresentar um relatório acerca da situação dos vereadores. Esse relatório poderá ser levado à votação em plenário e, se a maioria entender que houve quebra do decorro, cassar os mandatos dos vereadores denunciados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Cidadão Inconformado
26 de março, 2019 | 11:37Na minha humilde opinião deveriam usar um Polígrafo(detector de mentiras) na hora de admitir qualquer que seja o político, e que essas informações fossem públicas e ao vivo, que usassem tanto nos debates quanto durante as investigações de suspeitas de atos ilícitos e outrem.”
Sacapó
15 de março, 2019 | 08:16Que pena! Chegaram atrasados. A vinte e cinco anos se o Gaeco chegasse, começasse na prefeitura, Ipatinga
seria outra. Há bocas falantes, (cuidado) que afirmam que da prefeitura de Ipatinga, saiu uma imensa quantia,
para construir um bairro quase cidade, em outro município. Não sei, só ouço falar.
Há um ditado popular: Nem todo político rouba; mas todo político é ladrão.”
Joao
14 de março, 2019 | 23:51vai cair todo mundo!!!... praticamente todos os vereadores fazem isso aqui em Ipatinga... a deleção está no ar... vocês assessores delatem logo aqueles vereadores que ainda não foram denunciados pois em breve vocês sabendo do que esta sendo feito com o salário de vocês e ficar esperando o Gaeco agir, vai acabar sobrando pra vocês uma autoria e uma vaguinha no Ipaba... vai terminar igual o Ivan!!! nada fica escondido, nada... aquelas reuniões reservadas com "falsos assessores" na câmara pra devolver a grana, achei que ninguém estava vendo... eu estava enganado graças a Deus.”
Turma do Padre Rocha
14 de março, 2019 | 20:18Gaeco corre pra fabriciano que ja tem vereador comprando sigilo kkk”
Carlos Marcal
14 de março, 2019 | 20:09Tem que passar em coronel Fabriciano também inclusivo um tal de Beto cavaleiro. Pergunta as assessoras que ja trabalhou no gabinete dele. Ha tem tambem outros. vai prender uns 10.”
Vergonha Isso Nao Pode Acontecer Queremos Ver as Provas Contras e a Favor.
14 de março, 2019 | 19:39ta dificil ser politico neste pais”
Alguem
14 de março, 2019 | 17:18A verdade e que todos fazem a mesma coisa porém os antigos de casa não coloca qualquer pessoas pra trabalhar com eles.os novatos chegou com muita sede no pote pensando ser o tão.o nosso Brasil vai mudar tem que acabar com essa safadeza .e tem que começar com essas pessoas que aceita trabalhar pra esse tipo de pessoas eles são tão culpados quando eles.”
Curto e Franco
14 de março, 2019 | 17:15kkkkkkkkkkk tem muitos ratos pra pegarem nesse titanic chamado camara municipal , que ja afundou a muito tempo , e essa prefeitura nao fica pra traz nao viu .”
Elias
14 de março, 2019 | 16:42Nós eleitores Brasileiros, estamos longe de ver um País sério e verdadeiro, só lamento... ???”
Palhaço
14 de março, 2019 | 16:27Não entendo por que um senhor nesta idade resolve roubar... e cada coisa meu Deus. Tem grana, e ainda quer mais. E o povo achando que o GAECO estavam de carnaval kkkk to querendo ver e a pastora.”
Fernando Antônio
14 de março, 2019 | 15:34A verdade é que se for investigar ao pé da letra, esse tipo de crime acontece em Ipatinga e no Brasil todo a muito tempo. Com certeza, as raposas velhas da câmara (os vereadores que possuem mais de um mandato) estão pianinhos, pois, se investigar vão descobrir que eles fazem isso a muito tempo.”
Sandoval Passos
14 de março, 2019 | 15:17Na minha opinião deveria fechar a Câmara e apurar se tem alguém hknrsto. Após reabre de novo. Aí veremos!!!”
Joao
14 de março, 2019 | 14:03"se gritar pega ladrão não fica um meu irmão!"”
Roberto
14 de março, 2019 | 12:56Só 5. Todos são da mesma laia.todos fazem isto.ate a senhora esposa do fugitivo Paulo tambem”