27 de abril, de 2019 | 10:00

29 de abril: uma data para celebrar

Sergio Leite*

"No que depender da Usiminas, tudo será feito para manter o município na trilha do crescimento sustentável"


Amanhã (29) é um dia para ser muito bem comemorado. Nossa querida Ipatinga completa 55 anos de uma história feliz e próxima à história da própria Usiminas. É uma satisfação olhar em retrospectiva e ver o caminho percorrido pela cidade desde que uma delegação japonesa visitou a região para fundar, em 1956, a que é hoje uma das maiores siderúrgicas do mundo. A instalação da Usiminas demandou importantes investimentos em urbanização, de forma a receber os novos moradores, atraídos pela oportunidade de trabalho e, consequentemente, de uma vida melhor. Desde então, a empresa mantém entre suas metas mais importantes a contribuição permanente para o desenvolvimento da localidade e de sua população.

Claro que a Usiminas continua tendo um papel relevante em Ipatinga, mas o município alçou grandes voos com suas próprias asas. Por meio do trabalho de suas lideranças – políticas, empresariais, civis e religiosas – a cidade abriu-se para novas atividades econômicas, destacando-se a confecção de roupas, a fabricação de móveis e a produção de alimentos e bebidas, além da extração de eucalipto e minerais não-metálicos. Com seu vigor, a indústria fomentou os setores de comércio e serviços.

Indicadores socioeconômicos comprovam que a cidade trilha uma direção acertada. Ipatinga tem o maior Produto Interno Bruto (PIB)per capita da microrregião, ultrapassando R$ 32 mil por habitante.

Também é alentador o índice da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) que acompanha anualmente o desenvolvimento em emprego e renda, educação e saúde dos mais de cinco mil municípios brasileiros. O IFDM varia de zero a um ponto e o registrado em Ipatinga está em 0.7706, acima da média brasileira, de 0.6743.
Na análise de cada área separadamente, a de saúde tem um índice maior, de 0.9024. Com boa infraestrutura urbana, a cidade conta com 97% de esgoto tratado e o saneamento básico chega a quase toda a população, conforme dados divulgados pela prefeitura municipal. Soma-se a isso uma rede de 57 estabelecimentos de saúde, em que se destaca o Hospital Marcio Cunha (HMC), com 543 leitos e referência para cerca de 700 mil habitantes em mais de 85 municípios do leste mineiro. O HMC é a primeira entidade hospitalar do Brasil a obter o certificado de Acreditação com Excelência.

Na educação, o Índice Firjan é de 0.8359. A cidade mantém 76 escolas de ensino fundamental e 22 de ensino médio, universidade pública e faculdades particulares. Também nesta área a Usiminas, desde sua fundação, tem dado uma importante contribuição, com o Colégio São Francisco Xavier (CSFX), que contempla desde a primeira fase da educação infantil, passando pelos ensinos fundamental, médio e técnico, até cursos de pós-graduação, MBA e escola de idiomas.

Para manter essa roda girando, temos que ressaltar a força do ipatinguense. De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente a 2018, a população é de 261.344 pessoas, o que faz de Ipatinga a décima cidade mais populosa de Minas Gerais.

No que depender da Usiminas, tudo será feito para manter o município na trilha do crescimento sustentável. Embora a recuperação da economia brasileira esteja em ritmo aquém do esperado para o início deste ano, estamos otimistas com a melhoria do cenário do país.

De nossa parte, continuamos focados em redução de custos e aumento de receita, bem como em inovação e melhoria contínua do atendimento aos clientes. Além disso, para 2019 planejamos ampliar expressivamente nossos investimentos, totalizando R$ 1 bilhão, dos quais parcela importante será destinada à Usina de Ipatinga, onde estão cerca de seis mil dos 13 mil colaboradores da companhia. Tudo para garantir a perenidade da Usiminas na produção de mais e melhores frutos para nossa Ipatinga, para nosso Brasil.

Parabéns, Ipatinga! Parabéns, ipatinguenses!

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário