24 de julho, de 2019 | 08:00

HMC realiza segundo ciclo de aplicação do Palivizumabe

Segundo o protocolo estadual, tem direito ao uso do medicamento crianças prematuras nascidas com idade gestacional de até 28 semanas e com idade inferior a um ano

Divulgação
Medicamento é indicado para aumentar a proteção de bebês e crianças que tenham mais probabilidade de desenvolver doenças respiratóriasMedicamento é indicado para aumentar a proteção de bebês e crianças que tenham mais probabilidade de desenvolver doenças respiratórias

A Fundação São Francisco Xavier, por meio do Hospital Márcio Cunha (HMC), finaliza neste mês o segundo ciclo de aplicação do Palivizumabe. O medicamento, disponibilizado pelo Ministério da Saúde, é indicado para tratamento de bebês e crianças que tenham mais probabilidade de desenvolver doenças respiratórias e infecções causadas pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O HMC tornou-se pólo de aplicação do medicamento em 2018, facilitando o acesso dos pacientes do Vale do Aço que antes tinham de ser encaminhados para unidades hospitalares em Governador Valadares e Belo Horizonte.

Segundo o protocolo estadual, tem direito ao uso do medicamento crianças prematuras nascidas com idade gestacional de até 28 semanas e com idade inferior a um ano. E ainda crianças com idade inferior a dois anos, com doença pulmonar crônica da prematuridade, displasia broncopulmonar ou doença cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica demonstrada. A doença cardíaca pode surgir nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê e é identificada a partir de qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração.

São disponibilizadas pelo Ministério da Saúde até cinco doses de Palivizumabe por criança. As aplicações são realizadas a cada 30 dias, no período de maior circulação do Vírus Sincicial Respiratório. Desde que começou a realizar as aplicações, em janeiro de 2018, o Hospital Márcio Cunha já atendeu 74 pacientes que se enquadram nos critérios, evitando que as infecções evoluam de um resfriado comum para quadros de bronquiolite e pneumonia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário