11 de agosto, de 2019 | 11:54
Uma inesquecível Aventura no Viveiro
Usiminas promove educação ambiental com atividades lúdicas e gratuitas para escolas e comunidade
A programação especial do Projeto Xerimbabo Usiminas 2019 traz uma das mais concorridas ações de Educação Ambiental do Vale do Aço: a Aventura no Viveiro. Escolas e famílias interessadas podem agendar uma visita lúdica e gratuita ao Viveiro de Mudas da empresa, com direito a contação de histórias, passeio por trilhas e plantio de mudas.Em um amplo espaço verde, numa área privilegiada de Ipatinga, o Parque Zoobotânico da Usiminas abriga o Viveiro de Mudas, onde é possível apreciar o apiário e a importância das abelhas para a polinização, equilíbrio ecológico e produção de alimentos. No pomar, os visitantes aprendem sobre a origem das frutas encontradas em feiras, sacolões e supermercados e podem saboreá-las em um lanche natural e delicioso.
O trabalho do sementeiro, profissional fundamental para a manutenção e pelo crescimento da reserva, ganha destaque entre os temas abordados. É ele que entra na mata em busca das melhores sementes das diversas espécies que são plantadas para a formação de novas mudas.
O estudante Emannuel Gustavo Rodrigues Sousa, da Escola Estadual Agripino Vilas Novas, da cidade de Fernandes Tourinho, participou de uma sessão do Aventura no Viveiro e se divertiu com a atividade de educação ambiental. É muito legal descobrir de perto a natureza e as sementes que constroem uma floresta. Aprendemos que as árvores precisam de cuidados, e que se preservamos o meio ambiente mais pessoas vão aproveitar a natureza ainda por muitos anos”, disse.
O projeto é uma das ações promovidas pelo Instituto Usiminas que estreitam laços e reforçam sua atuação em responsabilidade social, nas comunidades onde a Usiminas está presente. A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, afirma que o Projeto Aventura no Viveiro, criado inicialmente para atender escolas, foi ampliado para o público em geral e ganha mais força dando oportunidade para famílias vivenciarem essa experiência.
Em cerca de três anos de atuação, o projeto se consolida como uma importante referência em educação ambiental e revela à comunidade do Vale do Aço uma rica floresta, onde são cultivadas mudas num longo e contínuo trabalho da Usiminas de cuidado com o meio ambiente. Esperamos que mais pessoas sejam atendidas pela iniciativa a cada ano e possam aprender sobre preservação ambiental e a convivência equilibrada entre indústria e meio ambiente”, diz Penélope.
Fábrica de árvores
O Viveiro de Mudas da Usiminas começou a ser estruturado ainda durante a construção da empresa, na década de 1960. Uma área anteriormente desmatada foi separada para replantio ao longo do tempo e, cerca de 60 anos depois, o que era pasto se tornou uma pequena floresta urbana. A criação oficial do viveiro ocorreu na década de 1980 e, hoje, o local é uma Reserva Privada do Patrimônio Natural, com cerca de 180 hectares de área.
Além da manutenção da área preservada, é no viveiro que, anualmente, milhares de novas mudas são produzidas para reforçarem a área verde e substituírem exemplares mortos ou danificados no próprio viveiro. As plantas cultivadas são destinadas à recuperação de áreas degradadas, recomposição de matas ciliares, arborização urbana e também em quintais e jardins particulares, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida na região.
Somente em 2018, foram aproximadamente 26 mil mudas produzidas no viveiro da Usiminas. Desde sua criação, mais de 3 milhões de árvores cultivadas no espaço ajudaram a recuperar áreas e contribuíram para transformar a então árida paisagem de Ipatinga em uma cidade com uma extensa área verde.
Projeto Xerimbabo
Usiminas 2019
Atividade: Aventura no Viveiro, para escolas e comunidade.
Inscrições gratuitas mediante agendamento: (31) 98437-3330
Outras atividades: Conhecendo os Xerimbabos” e
Conhecendo a Usiminas”
Mais Informações:
http://www.usiminas.com/xerimbabo/
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]