PREF IPATINGA DENGUE 728X90

27 de setembro, de 2019 | 08:00

Projeto social oferecerá curso gratuito para candidatos do Enem

O Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro

Tiago Araújo
Luiz Arnoni é um dos fundadores do projeto social ''Pensadores do Amanhã''Luiz Arnoni é um dos fundadores do projeto social ''Pensadores do Amanhã''

Para auxiliar os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, o projeto social “Pensadores do Amanhã” oferecerá, em Ipatinga, um curso gratuito para os candidatos. As inscrições vão até sábado (28).

O Enem será realizado nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; além da Redação. Já no segundo dia, os candidatos irão fazer as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

Em entrevista ao Diário do Aço, um dos fundadores e coordenadores do projeto “Pensadores do Amanhã”, Luiz Arnoni, formado em Direito e empresário, informou que o curso pré-Enem será disponibilizado em duas modalidades. “Temos intensivo de duração de um mês e a revisão de duas semanas antes da prova. Durante as aulas, os professores abordarão os conteúdos básicos cobrados no Enem. As aulas ocorrerão entre os dias 30/09 e 28/10, das 19h30 às 21h30, na faculdade Pitágoras, em Ipatinga”, contou.

Inscrições
Luiz Arnoni também ressalta que as inscrições são gratuitas e limitadas, abertas para todos os interessados que vão fazer o Enem. “Qualquer um pode participar, basta fazer as inscrições no site www.pda.ong.br, até sábado (28). As aulas serão realizadas de uma maneira bem dinâmica e divertida, para que realmente dê uma última luz para aqueles que vão fazer o Enem. Inclusive, temos um histórico de acertar o tema da redação nesses últimos três anos”, destacou.

Método protagonismo
Conforme Luiz Arnoni, o projeto trabalhará nas aulas com o método de protagonismo jovem, que visa desenvolver a curiosidade dos alunos. “A nossa intenção é que eles pesquisem antes sobre o conteúdo que será abordado, para que na aula possam debater com outros alunos e professor. Incentivamos por meio de técnicas descontraídas e criativas. Atualmente, o método utilizado na maioria das escolas do nosso país já provou que não funciona, no qual apenas os professores falam, durante horas, e os alunos precisam absorver tudo. Por causa disso, decidimos inovar”, explicou.

Projeto
O projeto “Pensadores do Amanhã” foi formado há quatro anos, por quatro pessoas que tinham como principal objetivo ajudar os candidatos do Enem, por meio de aulas gratuitas. Os fundadores e coordenadores são: Luiz Ardoni; Vinicius Queiroz, formando em Medicina; Guilherme Coura, engenheiro eletricista e empresário; e Matheus César, engenheiro de Minas. Atualmente, o projeto está presente em cinco cidades, dentre elas, Ipatinga, Governador Valadares, Caratinga, Juiz de Fora e Serra (ES). Nesses locais, as aulas são ministradas por diversos professores voluntários.

Enem
O Enem é uma prova realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. A prova é utilizada para avaliar a qualidade do ensino médio no país. Além disso, se a pessoa já concluiu o ensino médio ou irá concluir em 2019, ela poderá utilizar suas notas no Enem para, por exemplo, inscrever-se em programas de acesso à educação superior, programas de bolsa de estudos e/ou de financiamento estudantil, entre outros programas do Ministério da Educação.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

27 de setembro, 2019 | 13:20

“Parabéns pela iniciativa. Sou professor do Educafro, uma ONG criada pelo grande Frei David Raimundo dos Santos, que a Professora, Historiadora e Sonhadora Marilene Tuler Ramalho - que defende a "utopia do possível" -conseguiu trazer para Ipatinga em 2009, que ao longo desses dez anos já beneficiou alguns jovens, temos, inclusive, um ex-aluno com Mestrado.”

Envie seu Comentário