15 de outubro, de 2019 | 11:11
Plano de Manejo da APA da Biquinha
Prefeitura inicia elaboração de projeto ambiental com participação popular
A Administração Municipal, clubes de serviços, organizações não governamentais (ONGs) e a população de Coronel Fabriciano iniciaram o trabalho de elaboração do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) da Biquinha, um documento técnico para definir ações necessárias para a gestão, uso sustentável dos recursos naturais e conservação da APA e as áreas do seu entorno nos próximos anos.Com aproximadamente 329 hectares, a Mata da Biquinha” é a única unidade de conservação dentro do perímetro urbano da cidade. Sua área verde se estende pelos bairros Belvedere, Giovanini e São Domingos, com vegetação nativa em regeneração, presença de pequenos animais silvestres, trilhas, cachoeiras e nascentes. A área foi declarada como de proteção ambiental por meio da Lei Municipal 3.381/200, mas só agora, após 12 anos, é feito um estudo completo e detalhado da unidade de conservação.
Ivan César de Oliveira, gerente de Meio Ambiente de Coronel Fabriciano e presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema), explica a importância da área verde para a cidade e como o plano de manejo pode colaborar para a conservação da mata. É um instrumento para o município buscar investimento para ações socioambientais, visando preservar as suas riquezas naturais para as gerações futuras”, comenta.
As discussões para elaboração do Plano de Manejo da APA da Biquinha começaram em setembro, com uma audiência pública. O próximo encontro já tem data marcada, e será uma oficina participativa no dia 26 de outubro. Até a conclusão dos trabalhos, haverá encontros setoriais, palestras e atividades in loco. A participação popular está garantida em todas as etapas e é fundamental para a construção do documento.
O Plano de Manejo é uma espécie de raio X da Mata da Biquinha, inédito e essencial para conservação e desenvolvimento do local”, conclui o presidente da APA da Biquinha e da Comissão de Direito Ambiental da OAB/Fabriciano, Fernando Albeny.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]