17 de outubro, de 2019 | 20:45
Beleza
Os cuidados durante a gravidez
Nada mais lindo e emocionante do que uma mulher grávida. A vida é um grande milagre da natureza, um dom que merece respeito e valorização desde os primeiros dias de gestação. Nesta fase, a mulher precisa de atenção extra, pois mudanças importantes ocorrem no corpo como na alma. E a pele, principalmente do rosto e abdômen, merece atenção especial.As gestantes precisam ter cuidado redobrado com as mudanças provocadas na pele devido à dança” de hormônios que ocorre durante a gravidez. As mais comuns são as manchas escuras no rosto e as indesejáveis estrias no corpo. Além destes problemas comuns há a questão de segurança de uso de produtos; poucos são os que podem ser usados livremente.
Para evitar inconvenientes, a Sociedade Brasileira de Dermatologia recomenda atenção aos rótulos das embalagens dos cosméticos, para verificar se algum componente da fórmula tem restrição para gestantes. O uso de tinturas de cabelo também deve ser restrito nesta fase, pois não há dados científicos que garantam a segurança de uso em gestantes.
O aumento dos hormônios femininos, em especial a progesterona, influencia indiretamente os hormônios reguladores da síntese da melanina (pigmentação da pele) e a síntese de colágeno (distensão da pele), predispondo o corpo ao aparecimento de estrias e manchas. A prevenção com protetores solares e a redução da exposição solar é válida, mas não atua 100%. Clareadores ou procedimentos como o peeling só devem ser realizados após o parto, ou a critério médico, informam especialistas na área.
Quanto ao uso de cosméticos, algumas substâncias presentes em determinadas fórmulas podem ser absorvidas pelo corpo e cair na corrente sanguínea. Os riscos são baixos, desde que sejam seguidas as recomendações do rótulo, que comunica qualquer restrição à gestação e a forma correta de uso.
Produtos para tratamento de celulite, acne e manchas também não são recomendados nesse período, pois a eficácia decerto será prejudicada. A pele, principalmente do abdômen, precisa ser muito bem hidratada. Siga sempre a recomendação do médico que cuida da gestante, e que indicará o produto correto. Nesta fase os óleos geralmente são muito bem-vindos. No mais, bom parto e boas-vindas ao bebê...
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]