PREF IPATINGA ANIVERSÁRIO 728X90

18 de dezembro, de 2019 | 08:35

Presidente do Metasita é cassado pelo Conselho Deliberativo

A cassação foi motivada por ato de improbidade administrativa, conforme relataram fontes ouvidas pelo Diário do Aço

Wôlmer Ezequiel
Antônio Marcos Martins estava no cargo de presidente desde 2015Antônio Marcos Martins estava no cargo de presidente desde 2015

O Conselho Deliberativo do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Timóteo e Coronel Fabriciano (Metasita) decidiu cassar, por 23 votos a 6, o mandato do presidente do sindicato, Antônio Marcos Martins. A votação dos diretores foi realizada no dia 12, e a decisão entrou em vigor a partir de sexta-feira (13), conforme divulgado no boletim oficial do Metasita. A cassação foi motivada por ato de improbidade administrativa, conforme relataram fontes ouvidas pelo Diário do Aço.

Com a cassação de Antônio Marcos, o seu vice, Marcos Vinícius de Ávila Pereira, passou a ocupar a vaga na presidência até que a substituição definitiva ocorra, conforme o estatuto do sindicato.

Desde segunda-feira (16) a reportagem do Diário do Aço tentou fazer contato com Antônio Marcos, mas não obteve resposta dele até o fechamento desta edição.

Mandatos
Antônio Marcos Martins foi eleito presidente do Metasita em julho deste ano, para seu segundo mandato. O primeiro foi entre 2015 e 2019. A primeira vez que tomou posse foi no dia 1º de julho de 2015. Na época, o então presidente, Carlos José de Vasconcelos Silva, deixou o cargo para que Antônio Marcos Martins assumisse, que já era membro do sindicato há 13 anos.

Campanha salarial
Após a cassação de Antônio Marcos, a direção do sindicato agora irá voltar as atenções para a campanha salarial 2018/2019 dos metalúrgicos com a Aperam South America, que ainda está em negociação. A data-base da categoria é 1º de novembro. Com isso, a direção do Metasita convocou todos os trabalhadores para uma assembleia, nesta quarta-feira (18), para deliberarem sobre a nova contraproposta apresentada pela Aperam. As assembleias serão nos horários de costume: 7h30, 13h, 15h30 e 18h.

A pauta de reivindicações do Metasita prevê o pagamento de um abono, correspondente a um salário calculado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), no valor de R$ 4.143,55. Prevê também que seja aplicado o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) integral acumulado e que atualmente está em aproximadamente 2,92%, além de outras reivindicações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário