05 de março, de 2020 | 16:07
Turno da Usiminas será pauta de reunião amanhã
Negociação entre sindicato e empresa ainda não culminou num acordo
Usiminas e Sindicato dos Trabalhadores dos Metalúrgicos de Ipatinga e Região (Sindipa) voltam a conversar sobre o horário de trabalho dos empregados, nesta sexta-feira (6). O acordo que rege o turno vence no dia 31 de março.
O presidente do Sindipa, Geraldo Magela, explicou que uma reunião foi realizada no fim do mês de fevereiro, mas não se chegou a um acordo. A empresa quer renovar do jeito que está e como essa tabela não atende aos trabalhadores, estamos insistindo por uma com período de folga maior. Marcamos uma reunião para sexta-feira e pretendemos chegar a uma proposta que vá para assembleia. O objetivo é conseguir de volta a tabela de semana francesa. É o que queremos. A Usiminas quer renovar do jeito que está. Vamos buscar o meio termo”, pondera Magela.
O sindicalista explica que a tabela atual não agrada, pois tem uma jornada de seis dias de 7h as 15h, e quando o trabalhador está se acostumando com o horário, muda para três 15h às 23h e em seguida três zero hora, que é o período de 23h as 7h e a folga não chega a dois dias inteiros. Então, continuamos discutindo, mas não queremos fazer uma coisa atropelada. A empresa quer o resultado o quanto antes, porque há um prazo. Esperamos ter algum resultado na reunião de amanhã, mas não de qualquer maneira”, acrescentou o presidente.
PLR
A definição do valor repassado aos trabalhadores por meio da Participação de Lucros e Resultados (PLR) não passa pelo sindicato. A negociação é feita com uma comissão e a empresa coloca uma meta. Pelo que foi divulgado, será pago neste mês um percentual de 0,29. Mas nesse caso não temos relação. Sempre defendemos o ganho real na campanha salarial, para não depender da PLR”, pontua Geraldo Magela.
Usiminas
Por sua vez, a Usiminas informou que está em processo de negociação do Acordo de Turno com os sindicatos que representam seus colaboradores e espera chegar a um entendimento em breve. Sobre a PLR, a companhia esclarece que fará o encaminhamento conforme acordo celebrado com as comissões internas e já divulgado aos colaboradores”, esclareceu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

















Catatau
06 de março, 2020 | 01:11Turno de 12hs é o melhor trabalha 4 dias e folga 4 dias”