16 de julho, de 2020 | 14:05
Impactos da pandemia na vida financeira
Everton Teles de Freitas *
Um conceito básico na vida das finanças é que não podemos gastar todo o dinheiro que temos, além de poupar pelo menos 10% da nossa renda”Passamos por diversos momentos inesperados na nossa vida e a crise que estamos vivendo hoje é um perfeito exemplo disso. Junto a essa pandemia, notou-se que os danos foram muito além de apenas na saúde da população, mas também dos negócios e nas finanças pessoais. O fato é que não havia como prever e preparar o enfrentamento de uma situação como esta, mas será mesmo?
Ver notícias de inúmeros negócios e de pessoas que estão passando dificuldades neste período é algo corriqueiro, porém, não são todos que estão passando pelo mesmo cenário. Na verdade, muitos negócios começaram, além de muitas pessoas terem conseguido se beneficiar em meio a crise, mas como? Isso ocorreu devido ao fato que as pessoas estavam preparadas para caso acontecesse uma situação assim.
Um conceito básico na vida das finanças é que não podemos gastar todo o dinheiro que temos, além de poupar pelo menos 10% da nossa renda. Por mais simples que seja, pessoas e negócios costumam trabalhar com a margem de segurança muito restrita ou como na maioria das vezes nem a possuem e este fato está diretamente ligado a chance de começar do zero, perder tudo, ou seja, sair do jogo.
A melhor forma de se prevenir em relação a estes cenários é sempre ter uma reserva separada para atender emergências, pois imprevistos acontecem e precisamos estar a todo momento, preparados para este tipo de situação. Uma simples solução para este quadro é estabelecer uma quantia mensal referente ao custo mensal do negócio ou pessoal. Depois de registrado essa informação, é preciso que tenha pelo menos este valor multiplicado por doze vezes, ou seja, que esteja preparado de acordo com seu custo mensal, para o período de um ano sem receber nem um tipo de renda. Parece muito? A pandemia veio para nos mostrar que talvez não seja.
Não fomos criados em uma cultura que nos instruiu a lidar de forma eficaz com nossas finanças e por isso, é muito importante que sempre estejamos estudando para que possamos estar preparados e cada vez mais capacitados a lidar com nosso dinheiro.
* Fundador do Garantindo o Futuro”, que trata de orientações sobre investimentos. Saiba mais em: @garantindofuturo
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Euzencleber
17 de julho, 2020 | 08:05Orientações e recomendações muito relevantes para o momento.
Informação é a porta de acesso ao sucesso, parabéns pela matéria !”
Victor Barbosa
16 de julho, 2020 | 14:50Muito boa abordagem. Levar em conta a oportunidade e motivar o empreendedorismo em tempos de crise é uma ótima sacada! Além de trazer pra realidade a real relevância de uma reserva de emergência.”