
20 de julho, de 2020 | 15:00
Suspensão de pagamento de empréstimos consignados e o bem-estar social
Antonio Tuccílio *
Neste momento de pandemia, qualquer medida que traga benefícios para os chamados grupos de risco da COVID-19 deve ser prontamente implementada. É o caso do Projeto de Lei (PL) 1328/2020, que permite a suspensão do pagamento de empréstimos consignados pelo período de 120 dias. A medida beneficiaria especialmente aposentados e pensionistas. Aprovado pelo Senado, a proposta será analisada na Câmara dos Deputados.Mais de 30 milhões de brasileiros, ou 14,7% da população, têm a aposentadoria ou pensão como sua principal fonte de renda, segundo o IBGE. Expressiva parcela do crédito consignado é ofertada a esse grupo de pessoas. No entanto, com os efeitos catastróficos da pandemia, o desemprego cresceu exponencialmente, ficando a cargo dos aposentados as responsabilidades financeiras de muitas famílias.
Os deputados federais, que têm atuado de maneira firma na defesa dos grupos mais vulneráveis durante a crise sanitária, precisam mais uma vez dar sua parcela de contribuição e aprovar este projeto, devido à sua importância social. Os empréstimos adquiridos pelos idosos cresceram especialmente entre os mais carentes. Levantamento do Data Check-up Brasil feito em 19 capitais constatou que 14% da população idosa da classe C fazem uso de empréstimo consignado.
O apelo social da proposta também precisa ser levado aqueles contrários à medida, especialmente as instituições financeiras. Foram muitas as propagandas veiculadas pelos bancos durante a pandemia, sempre com a mensagem de apoio aos seus clientes. Pois bem, essa é a hora que seus clientes mais precisam de apoio. Afinal, o PL 1328 não trata de perdão de dívidas, e sim de suspensão.
Porém, não será fácil a aprovação na Câmara. Sabemos da força dos grandes bancos junto aos parlamentares. Porém, são poucos contra 30 milhões de pessoas, que neste momento têm extrema necessidade de ajudar para sustentar suas famílias. E muitas dessas pessoas não têm a menor condição de esperar a situação melhorar. Nem um minuto a mais.
* Presidente da Confederação Nacional dos Servidores Públicos (CNSP)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Oswaldo Luiz Siqueira
18 de agosto, 2020 | 22:35O que está havendo aí com vocês, Srs. Deputados? Estamos querendo uma suspensão! Nem nos meus piores pesadelos imaginei que isso fosse empacar por aí! Tratem de aprovar logo isso daí, somos nós os aposentados que estamos ORDENANDO, como eleitores e responsáveis por muitos estarem aí! Bateremos MUITO FORTE nesta tecla daqui a dois anos, se isso não for aprovado, podem aguardar!”
Ali Sosan
07 de agosto, 2020 | 18:11BEM PESSOAL, MEU MEDO, É A ATUAÇÃO DA JÁ MUITO CONHECIDA, E MUITO FAMILIAR ENTRE OS NOSSOS PARLAMENTARES, [NÃO TODOS] A FAMIGERADA E FAMOSA MALA PRETA....OBSERVEMOS, O PODER DA FEBRABAN, É MUITO GRANDE, VEREMOS ATÉ ONDE VAI ESTA POUCA VERGONHA.”
Neelfay Marques Guex
07 de agosto, 2020 | 09:04Sr. Maia tenha compaixão e lembre que quem.lembra dos aposentados será lembrado e o Sr um dia pode querer o nosso voto , e uma ajuda não estamos pedindo dinheiro só a suspensão por 120 dia para nós ajudar no sustento de nossos filhos desempregados tenha consciência por favor”
Nilo Souza
01 de agosto, 2020 | 10:16Por favor, não desistam dos aposentados. Somos 34 milhões que votamos tambem e nao vamos nos esquecer de quem nos ignora. Os aposentados pelo INSS então, só dependem dos deputados porque o INSS nem nos responde. Não temos como negociar ou pedir pausa. Concederam pausa em financiamento de imóveis. E porque os aposentados ficam sempre de fora? Algum de nós que tem 1 imóvel alugado está levando calote. Os empresários não estão pagando aluguel. Temos dignidade, só queremos 1 pausa pra poder colocar as contas em dia. Ou querem que a gente faça mais empréstimos??? O SR Rodrigo Maia está aliado aos bancos, assim como o deputado paulo Gamine. Contamos com os deputados de bom senso. Não serão esquecidos”
Jenildo
30 de julho, 2020 | 21:36Boa noite! Gostaria de pedir ao presidente da Câmara, Deputado Rodrigo Maia que tenha bom senso e coloque o projeto em votação, pedir também aos deputados que votem para aliviar o sofrimento de todos nós.”
Dirce Rose Cardoso Nunes
28 de julho, 2020 | 21:07Solicitamos que seja aprovada a suspensão dos pagamentos , pois até agora os aposentados não obtiveram qualquer ajuda, sendo que nós temos que ainda ajudar financeiramente familiares que perderam seus empregos em razão da pandemia, sendo em muitas famílias a única renda para sustento, agradeceremos a quem tiver um olhar para nossa condição de necessidade urgente.”
Márcio
28 de julho, 2020 | 20:08Esse Presidente da Câmara está com os banqueiros e dane -se os aposentados! Um mês e nada!”
Lázara Maria de Sousa Araujo
27 de julho, 2020 | 14:05Estamos passando necessidades e o Sr.Rodrigo Maia ,acha que o nosso salário dá p ajudar nas despesas de casa nesse tempo de pandemia, que estamos ajudando os familiares desempregados.
Agiliza essa pauta, URGENTE”
Saul Paulo Savedra Rodrigues
26 de julho, 2020 | 15:03Presidente Rodrigo Maia, nós aposentados e pensionistas INSS, estamos aguardando sua deliberação para colocar em pauta esse PL, que vai com certeza amenizar a situação financeira de grande parte dos idosos estão passando! Somos em muita famílias a principal fontes renda. Nesse período de pandemia, não tivemos nenhum auxílio econômico, a não ser a Antecipação do Décimo Terceiro Salário, que nos ajudou muito. Não queremos nada de graça, somente a suspensão por 120 dias.”
Paulo Almeida
25 de julho, 2020 | 14:11Vergonha se passaram mais de quatro messes e nada foi feito para classe mais vulnerável desse país rebanho de miseráveis.”
Maria José Vieira
23 de julho, 2020 | 21:20Sr Rodrigo Maia tinha uma atitude desmente, vote a suspensão dos consignados...digo descente!!!!”
Lucia Maria
23 de julho, 2020 | 15:15Sr Rodrigo Maia já vai terminar o mês de. Julho e pensionistas é aposentados estamos precisando da suspensão vai ajudar muito aprova seu Rodrigo Maia já vai”
Adalberto Silva
23 de julho, 2020 | 09:19Esse tal de Rodrigo Maia está provando desconhecer as necessidades do povo....
Dizer que os aposentados não foram atingidos financeiramente pela pandemia....
Sendo que muitos estão sustentando familiares desempregados, fora os gastos com medicamentos pois fazem parte do grupo de maior riscos de contaminação da covid.
Uma pessoa dessa tem condições de ser presidente da Câmara dos deputados....????”
Adalberto Silva
23 de julho, 2020 | 09:08Esse tal de Rodrigo Maia está provando desconhecer as necessidades do povo....
Dizer que os aposentados não foram atingidos financeiramente pela pandemia....
Sendo que muitos estão sustentando familiares desempregados .”
Jorge Nascimento
23 de julho, 2020 | 00:02Essa suspensão das parcelas de empréstimo dos aposentados, por quatro meses, irá ajudar muito, nesse momento de dificuldades que estamos passando.
Nos ajude Deputados, votando a favor desse evento.”
Tadeu Leone
22 de julho, 2020 | 12:11Mais do que nunca os aposentados e pensionistas precisaram de ajuda.
Nessa pandemia a redução das rendas foi total e tudo recai sobre aposentados/pensionistas. São a segurança das famílias.
Será muita maldade da Câmara não aprovar em regime de urgência urgentíssima. As famílias passam fome.
Além que essa suspensão irá ajudar em muito o mercado financeiro.
Os bancos e banqueiros nada perderão, pois os valores serão postergados.
Quatro meses de juros nada mais que usura.”
Claudemir Duran
22 de julho, 2020 | 11:00Sr. Rodrigo Maia, pare de fazer cêra com essa votação!
Os bancos foram os quê mais ganharam em todos os tempos e eles não estão dando nada de presente e sim simplesmente adiando os pagamentos das parcelas por 4 mêses!”
Maria Hilma
21 de julho, 2020 | 22:07Gostaria muito que fosse aprovado pois durante quatro mês o aposentado e o pensionista consegueria viver melhor.gente não é perdoar a dívida pois no final nós iremos pagar .”
Sergio Raimundo Ottoni
21 de julho, 2020 | 21:41Não se pode esquecer o seguinte, o aposentado que ainda trabalha e teve seu salario reduzido, não teve direito ao abono complementar do governo sobre a redução, teve que amargar a redução na sua totalidade.”
Cleber Antônio Francisco
21 de julho, 2020 | 16:55Os senadores votaram já o senhor Rodrigo Maia está amarrando esta votação”
Marcellus de Souza Borges
20 de julho, 2020 | 19:02Por favor aprovem está medida e nos ajudem......”
Celoy Bauer da Rosa
20 de julho, 2020 | 17:16Boa tarde, gostaria de esclarecer que como tenho 81 anos, não tenho mais acesso a qualquer modalidade de emprestimo, os bancos consideram idosos com mais de 80 anos inaptos a esse tipo de operação financeira.
Então, no meu caso (e de muitos outros), seria de suma importância a suspensão das parcelas por 120 dias. Por favor divulguem. Grata”