04 de outubro, de 2020 | 10:00

Dia Mundial dos Animais ressalta a importância da companhia e do cuidado

(Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço)
Com a adoção do isolamento social como estratégia para evitar a propagação da covid-19, muitas pessoas que ficaram completamente sozinhas dentro de suas casas encontraram nos animais de estimação uma companhia em tempos de solidão. Neste domingo (4), é comemorado o Dia Mundial dos Animais, data inserida pela própria Igreja Católica, devido ao nascimento de São Francisco de Assis, padroeiro da Ecologia e conhecido por ser o protetor dos animais.

Arquivo DA
O psicólogo Leonardo Morelli explicou que o convívio das pessoas com os animais pode ajudar nos casos de depressão e ansiedadeO psicólogo Leonardo Morelli explicou que o convívio das pessoas com os animais pode ajudar nos casos de depressão e ansiedade
Para o psicólogo clínico, Leonardo Morelli, atualmente os animais de estimação passaram a fazer parte da família, tanto que muitas pessoas quando perdem seu mascote, sofrem com algum tipo de luto. “Isso mostra a importância do animal para a vida de muitos indivíduos, como se fosse um ente querido mesmo. E neste período da pandemia, com isolamento social e a dificuldade de se relacionar fora do lar, os animais passaram a ter uma importância muito grande, onde substituíram também as relações com outras pessoas externas, e durante essa carência, eles ajudaram a contribuir com essa afetividade que estava faltando com o mundo externo”, afirmou.

Benefícios do convívio

O psicólogo Leonardo Morelli também ressalta que o convívio com os animais contribui para o desenvolvimento em várias áreas da vida das pessoas, de diversas faixas de idade. “Os animais ajudam no desenvolvimento das crianças, que aprendem a cuidar e receber carinho por meio dos bichos. Isso faz com que os pequenos se desenvolvam cognitivamente. Já aquela pessoa mais adulta que vive muita sozinha, tem a tendência de ser muito ansiosa ou de ser deprimida, mas com a companhia de um animal de estimação, ela terá a afetividade que lhe falta, além de fazer com que saia de casa com o animal, tendo a oportunidade de socializar com outras pessoas. Isso ajuda nos casos de depressão e ansiedade. E para o idoso, melhora muito a qualidade de vida deles, tanto cognitivamente quanto fisicamente”, ressaltou.

Arquivo pessoal
Shara Regina detalhou como é feito o processo de adoção de cachorro e gato Shara Regina detalhou como é feito o processo de adoção de cachorro e gato
Processo de adoção

Em Ipatinga, há oito anos, a Organização não governamental (ONG) “Meu Amigo Cão”, trabalha com adoção de cachorros e gatos. Em entrevista ao Diário do Aço, a presidente da ONG e veterinária, Shara Regina, explica que a adoção dos animais é feita após consulta. “Os animais resgatados são vacinados e castrados. Depois disso, fazemos a divulgação deles nas mídias sociais para adoção. Para adotar, fazemos uma entrevista com os interessados para avaliar o perfil da pessoa e tentar casar com o perfil do animal. Após isso, levantamos o histórico da pessoa em relação com seus antigos animais e passamos as instruções necessárias. Depois, é preciso assinar um termo de adoção responsável e registramos por meio de uma foto”, afirmou.

Queda em adoções

Conforme Shara Regina, durante a pandemia, houve uma queda significativa de adoções de animais domésticos (cachorros e gatos), já que não foi possível realizar eventos presenciais, onde a pessoa tem contato físico com o animal, o que favorece a adoção. “Com isso, as adoções têm ocorrido mais por meio das mídias sociais, mas não é a mesma coisa. Portanto, atualmente temos muitos animais abandonados pelas ruas, e o único jeito de lidar com esse problema é cuidar desses animais e colocá-los para adoção. A pessoa quando adota não só terá uma boa companhia, mas também contribui de forma social. Os interessados em adotar conosco, podem nos procurar pela conta do Instagram @meuamigocao.mac e fazer o contato”, explicou.

Arquivo DA
O veterinário Rômulo Edgar Silveira destacou que ter um animal é uma grande responsabilidade no dia a dia O veterinário Rômulo Edgar Silveira destacou que ter um animal é uma grande responsabilidade no dia a dia
Cuidados

O veterinário Rômulo Edgar Silveira aponta que as pessoas devem ficar atentas com os cuidados básicos que os animais necessitam no dia a dia. “O animal é uma companhia muito importante, mas as pessoas não devem esquecer que ter um animal, é ter uma grande responsabilidade, por exemplo, ele terá que estar sempre o levando para vacinar ou para consultar com um veterinário. Outro ponto que gostaria de destacar é que muitas pessoas adotaram o animal pensando em ter uma companhia durante a pandemia, mas não se pode esquecer que a pandemia vai passar um dia, mas o cachorro ou gato vai ficar, e precisará de continuar sendo cuidado”, destacou.

Maus-tratos

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, no dia 29 de setembro, a Lei 1.095/2019 que aumenta as penas para quem maltratar cães e gatos. Agora, este crime passa a ser punido com prisão de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda. Para o veterinário Rômulo Edgar, com essa lei, a tendência é que os casos de maus-tratos diminuem ao longo do tempo. “Essa é lei é muito importante, porque agora vai punir severamente os responsáveis por esse tipo de crime. No entanto, posso dizer que já existe uma certa conscientização na sociedade. Antigamente, os maus-tratos eram diários, já hoje deu uma melhorada, mas com essa nova lei, a tendência é melhor ainda mais”, concluiu.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Protetor

04 de outubro, 2020 | 20:00

“Foi aprovada a lei que aumenta a punição de maltrato aos animais. É permitido matar boi? É permitido matar galinha? É permitido matar porco? É permitido matar cachorro? É permitido matar gato? É permitido matar gambá? É uma ironia a questão de proteção aos animas, todos deveriam ser protegidos. Nasce um bezerro, um porquinho e são dóceis animais. São mortos de maneira violenta, pancada na cabeça e penetração de faca no coração. Queria perguntar aos protetores dos animais se comem carne... Tem que ter uma lei para proteger todos animais... Todos..”

Envie seu Comentário