22 de dezembro, de 2020 | 10:00

Infraestrutura é prioridade em Naque

Alex Ferreira
O prefeito reeleito em Naque, Fernando da Costa Silva (Avante) O prefeito reeleito em Naque, Fernando da Costa Silva (Avante)

Reeleito prefeito de Naque, Fernando da Costa Silva (Avante) está otimista em relação à sua segunda gestão, a partir de janeiro. Em entrevista ao Diário do Aço, nessa segunda-feira (21), Fernando Silva disse que a expectativa é a melhor possível, num contexto em que o sentimento da população foi de renovação e esperança, depois de fatos trágicos na política local há um ano e meio. “Conseguimos elevar a autoestima da comunidade, graças a Deus saímos vitoriosos nas urnas, com 74,08% dos votos válidos, e a esperança é que consigamos trazer investimentos para a infraestrutura em Naque”, enfatizou.

Entre as demandas consideradas urgentes, citadas por Fernando Silva, estão algumas ruas sem calçamento até hoje na cidade e a canalização e tratamento do esgoto. Uma parte do recurso a ser utilizado pode vir de um acordo com a Fundação Renova, a título de compensação por danos provocados pela catástrofe da mineração em 2015.

Nesse segundo semestre de 2020 foi iniciado o projeto para a construção das sedes próprias, da Câmara Municipal e da prefeitura. “De forma geral, há necessidade de obras estruturantes até hoje e, para tirá-las do papel, será necessário captar recursos”, resumiu.

Em relação às ações de enfrentamento da pandemia de covid-19, o prefeito explica que Naque está inserido no contexto da macrorregião de saúde, na onda vermelha, os números de infecção começaram a baixar nessa segunda quinzena de dezembro, mas as ações básicas permanecem em vigor, como forma de enfrentamento da pandemia. “Infelizmente tivemos perda de vidas também, mas o fato é que os comerciantes têm apoiado as medidas sanitárias e não foi necessário adotar medidas mais rígidas”, explicou.

Fernando Silva disse ser lamentável que nesse momento de preocupação, a possível vacinação da população tenha ganhado contornos político-partidários.

Concessão da BR-381

Conforme anúncio da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), ainda no primeiro semestre de 2021 trechos das BRs 262 e 381 em Minas Gerais e Espírito Santo serão entregues à iniciativa privada. Representantes de municípios localizados à margem das rodovias, como é o caso de Naque, querem participar do marco regulatório da concessão. Fernando Silva afirma que a situação de Naque, hoje, é considerada preocupante. “Mas essa não deve ser uma preocupação somente de uma cidade. Haverá uma praça de pedágio entre Naque e Ipatinga. Isso representará aumento no custo de deslocamento entre todas essas cidades. Além disso, se a ANTT não fizer uma revisão no projeto corre-se o risco de a rodovia concedida isolar a cidade. Pode ocorrer o que houve aqui, no Vale do Aço, com a construção do Contorno Rodoviário da BR-381, que isolou Coronel Fabriciano e Timóteo. Então em janeiro vamos procurar o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, vamos procurar a ANTT, para sermos ouvidos agora na fase de projetos”, enfatizou.

2021

Para 2021, Fernando Silva lembrou que não fez promessas na campanha da reeleição. “Não prometi nada a ninguém, o que eu disse é que não faltaria dedicação. Sou o primeiro cidadão nascido em Naque que chega ao cargo de prefeito. Digo sempre que a cidade não é do prefeito, mas das pessoas que moram lá. Então minha proposta é um trabalho em união com a Câmara Municipal, pois o Legislativo abre portas para a gestão municipal, e com a comunidade. Havendo essa harmonia poderemos avançar na gestão pública”, concluiu.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário