25 de junho, de 2021 | 16:01
Empatia: costureiras sem trabalho na pandemia fazem agasalhos para doação
Cerca de 400 pessoas em situação de rua foram beneficiadas
Divulgação
Toda a confecção do material foi feita por costureiras e figurinistas que trabalham fazendo roupas para apresentações de quadrilhas

A festa junina é uma celebração típica brasileira comemorada anualmente em 24 de junho. Especialmente no Nordeste do país, a tradição é levada a sério e casas ficam enfeitadas com bandeirolas, adereços de palha, estampa quadriculada e muita fartura na mesa com as comi-das típicas da época. Este período é caracterizado, também, por ser o mais frio do ano, com a chegada da estação Inverno. Por isso, pensando em levar mais aconchego para quem mais precisa, uma ação solidária uniu costureiras, que teriam a renda afetada pela pandemia, para fazer cobertores para centenas de pessoas em situação de rua que sofrem na pele com a frie-za.
Nove abrigos que prestam assistência à população em situação de rua em Caruaru, Recife e Campina Grande foram beneficiadas com a campanha Acenda a Fogueira do Seu Coração”. Com a ação, cerca de 400 pessoas foram beneficiadas e ganharam cobertores.
Toda a confecção do material foi feita por costureiras e figurinistas que trabalham fazendo roupas para apresentações de quadrilhas. Muitas delas possuem a educação básica e susten-tam a família com a renda proveniente do trabalho desta época, e que por causa da suspensão dos festejos juninos devido à pandemia teriam prejuízo em mais um ano sem a festa.
Com muito esforço, Michelly Miguel, que hoje coordena o time de costureiras, concluiu o ensi-no médio pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e está cursando Gestão Pública, na Wedyn, com bolsa de estudo do Educa Mais Brasil.
Além das cobertas, os beneficiados também receberam kits com itens de higiene pessoal (sa-bonetes, escova de dentes e creme dental) e álcool 70º, que ajudam na prevenção de doenças causadas por vírus e bactérias.
As profissionais envolvidas no trabalho também foram contempladas com kit de produtos de limpeza e de higiene pessoal das marcadas Brilux e Even, realizadoras da ação solidária. Já os abrigos, além das novas roupas para os dormitórios, receberam também um kit com produ-tos de limpeza para auxiliar na desinfecção de ambientes.
As instituições beneficiadas com as doações são: Acolhimento Emergencial para Adultos e Famílias em Situação de Rua e Acolhimento Institucional para Adultos e Famílias em Situação de Rua (Albergue), em Caruaru; Santuário Divina Misericórdia, Lar da Sagrada Face e Fazen-da do Sol em Campina Grande; O Recomeço, Casa de Passagem Diagnóstico CPD, Josué de Castro e Centro de Reintegração Social.
Do dever de casa à lição que fica: O São João faz parte da história da Brilux e não podería-mos estar de fora dessa festa cheia de tradição do nosso povo. Por isso, é o segundo ano em que estamos incentivando um São João mais solidário e consciente, em casa com alegria e segurança. E, através de ações sociais como essas que fizemos em Caruaru, Recife e Campi-na Grande, nós esquentamos também os nossos corações, por fazer o nosso papel de levar o bem para outras pessoas. O objetivo da Brilux é contagiar o público com essa chama da tradi-ção nordestina e inspirar atitudes mais solidárias”, explica a gerente de Marketing e Trade da Brilux, Renata Carvalho.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]