31 de julho, de 2021 | 09:47

Atenção às pessoas em situação de rua em virtude de frente fria é reforçada em Ipatinga

Divulgação
Abrigo que pode receber pessoas em situação de rua tem 50 vagas, mas a média de ocupação é de 35 Abrigo que pode receber pessoas em situação de rua tem 50 vagas, mas a média de ocupação é de 35

A Secretaria de Assistência Social de Ipatinga realiza um trabalho de atenção às pessoas em situação de rua na Casa de Acolhimento Parusia, no centro. Com a chegada de uma onda de frio ao município neste fim de semana foi reforçada a importância dos cidadãos desprotegidos usarem o equipamento de apoio para alimentação e pernoite. Apesar do amparo oferecido, muitos resistem à ideia de usar o abrigo, especialmente pela dificuldade de se sujeitarem às normas, informa a secretaria.

De acordo com site Climatempo, entre sexta-feira (30) e domingo (1/8), as temperaturas em Ipatinga devem variar entre a mínima de 11 e máxima de 22 graus.

A instituição conveniada à Prefeitura de Ipatinga tem capacidade para atender até 50 pessoas por dia. Contudo, em média, recebe apenas 35 e vários aposentos disponíveis ficam vagos.

Conforme a secretaria, diariamente, equipes ligadas à Assistência Social do município fazem trabalho de abordagem a moradores em situação de rua no local onde se concentram, geralmente em praças e viadutos da cidade. Durante a abordagem, os técnicos orientam as pessoas e falam sobre os serviços oferecidos pela prefeitura, encaminhando-as com o seu aceite para o Centro POP, que em seguida redireciona o usuário até a Casa de Acolhimento Parusia.

Serviço

Na casa de acolhimento são fornecidas três refeições por dia para cada pessoa, incluindo almoço, jantar e café da manhã. Além das refeições, os usuários têm direito a banho e guarda de pertences.

"Várias pessoas em situação de rua se recusam a ir para a casa de acolhimento por motivos bem claros. Em geral, possuem dificuldades para acessar o serviço por dependência química e resistência à submissão quanto às regras institucionais", expõe Analu Estevão Vasconcelos, coordenadora da Casa de Acolhimento Parusia.

O serviço de abrigo noturno para a população em situação de rua de Ipatinga fica localizado na avenida João Valentim Pascoal, nº 40, Centro e funciona todos os dias, inclusive aos domingos e feriados, sempre a partir de 17h. O telefone de contato é o (31) 3822-3731.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário