15 de dezembro, de 2021 | 09:57
Univale irá testar primeiro ônibus 100% elétrico e movido a energia solar na região
Humberto Abreu
Concessionária do transporte intermunicipal informou que após o período de teste tornará públicas outras informações
Concessionária do transporte intermunicipal informou que após o período de teste tornará públicas outras informações
A Univale Transportes irá testar o primeiro ônibus totalmente elétrico da região do Vale do Aço. Inicialmente, o veículo será utilizado para o transporte público de trabalhadores na área interna da Usiminas, em Ipatinga. Conforme dados repassados pela empresa, a utilização do veículo incialmente será um teste feito em parceria com a empresa BYD (Build Your Dreams), a pedido da própria Usiminas.
O ônibus chegou na região na última semana, mas a Univale não informou quando deve começar a circular. Em parceria com a BYD, recebemos e iremos testar, atendendo pedido da Usiminas, um ônibus movido a eletricidade para avaliação e performance na planta de Ipatinga”, informou a empresa, em nota enviada ao Diário do Aço.
A BYD é uma multinacional que trabalha com módulos fotovoltaicos, armazenamento de energia, baterias de lítio, empilhadeiras e que vem se destacando pela fabricação de veículos elétricos. No mercado brasileiro, a BYD vem oferecendo chassis de ônibus 100% elétricos, enquanto a carroceria é fabricada com outras empresas parceiras.
Também neste mês de dezembro a BYD teria disponibilizado um ônibus superarticulado 100% elétrico para que a SPTrans, gerenciadora de transportes no município de São Paulo, avalie a sua utilização. A empresa afirma que o ônibus disponibilizado para São Paulo é o primeiro superarticulado 100% elétrico do Brasil, e teve os requisitos aprovados.
Economia
Ainda conforme dados do fabricante, para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a R$ 18 mil por mês, para rodar toda a linha. Se for ônibus elétrico, o custo é reduzido para R$ 3 mil para rodar a mesma linha. Uma diferença de seis vezes. A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a dez anos, com média de cinco anos.
A empresa atesta também que os ônibus são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%. Podendo atingir até 250km de autonomia, com variações conforme as condições de uso.
MAIS FOTOS
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gláucia
16 de dezembro, 2021 | 09:03O serviço de transporte público oferecido pela Univale está cada dia pior, ônibus com excesso de passageiros e poucos horários ofertados.”
Patric
15 de dezembro, 2021 | 20:05Matheus,mais por enquanto não Usiminas vai ser só um teste.”
Gildázio Garcia Vitor
15 de dezembro, 2021 | 16:31Sr. Marcos, obrigado! Mas o meu desconhecimento era sobre ônibus elétrico a energia solar.”
Marcos Guimarães
15 de dezembro, 2021 | 14:38Gildázio, estes são os países e as respectivas cidades com veículos elétricos que são: Argentina ?Córdoba, Mendoza, Rosário; Barbados ? Bridgetown; Brasil ? Bauru, Brasília, Campinas, Maringá, Santos, São Paulo, São Paulo/Região Metropolitana, Volta Redonda; Chile ? La Reina, Las Condes, Santiago, Valparaíso; Colômbia ? Bogotá, Cali, Medellín; Equador ? Guayaquil, Quito; México ? Cidade do México, Guadalajara;; Paraguai ? Assunção; Peru ? Lima; Uruguai ? Canelones, Montevidéu; Venezuela ? Mérida.
Ipatinga precisa primeiro implementar as tomadas para recarga e depois com certeza teremos as frotas atendendo o povo.
Vamos ter fé que dará tudo certo.
Parabéns Usiminas, sempre de olho no Meio Ambiente e mudando para melhor.”
Matheus
15 de dezembro, 2021 | 12:03Uma renomada como a Univale deveria investir no transporte público na cidade de Ipatinga não só não somente na Usiminas como no Vale do Aço o Governo Municipal poderia fazer isso pela população”
Gildázio Garcia Vitor
15 de dezembro, 2021 | 10:39Que belíssima notícia! Nem sabia que existia ônibus a energia solar para uso comercial. E ainda tem gente, os terraplanistas e os antivacinas, que não acredita/confia na Ciência e na capacidade criativa/incentiva dos Seres Humano.”