PREF BELO ORIENTE FESTA 728X90

18 de fevereiro, de 2022 | 13:29

Escolas do sistema socioeducativo de Minas retomam aulas 100% presenciais

Divulgação
Uso de máscaras, distanciamento de carteiras e higienização constante das mãos e dos espaços escolares já fazem parte da realidade das salas de aula Uso de máscaras, distanciamento de carteiras e higienização constante das mãos e dos espaços escolares já fazem parte da realidade das salas de aula

Fevereiro deu início ao ano letivo e à retomada das aulas presenciais em Minas Gerais. Nas escolas públicas, instaladas dentro das unidades socioeducativas do estado - que atendem adolescentes em conflito com a lei, não foi diferente. As aulas passam a ser 100% presenciais, respeitando as determinações sanitárias, informou a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).

Hábitos como o uso de máscaras, distanciamento de carteiras, com marcações no chão, e higienização constante das mãos e dos espaços escolares já fazem parte da realidade das salas de aula. Mas o período desafiador também trouxe legados importantes para o processo educacional, como o fortalecimento do uso de recursos midiáticos e a valorização das interações no ambiente escolar.

Desde o início da pandemia, as aulas no sistema socioeducativo, administrado pela Sejusp, por meio da Subsecretaria de Atendimento Socioeducativo (Suase), passaram por algumas etapas: aulas totalmente virtuais, períodos com o ensino híbrido (presencial e remoto) e, agora, com o retorno presencial obrigatório. Os recursos que contribuíram para a continuidade do ensino foram o uso do Plano de Ensino Tutorado (PET) - apostilas de orientação de estudo e atividades, por ano de escolaridade - e a ampliação do acesso a computadores com internet.

A gerente de Educação da Diretoria de Educação e Formação Educacional, Profissional, Esporte, Cultura e Lazer da Suase, Roberta Costa, revela que os desafios foram diversos e que a retomada contribui para o aprendizado dos jovens acautelados. “Tivemos que aprender a lidar com outras ferramentas de ensino e com algumas barreiras, especialmente a tecnológica. Vimos o quanto as relações são importantes e isso não é diferente no ambiente escolar. O retorno às aulas presencias possibilita não só a volta ao ambiente de aprendizagem, também proporciona as trocas e interações, tão importantes na construção do indivíduo”, conta Roberta.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário