CÂmara de Ipatinga 728x90

23 de fevereiro, de 2022 | 13:52

Porque a saúde escolar é essencial?

Cláudia Araújo *

Em 2015, eu ouvi o chamado que o conhecimento de saúde precisava sair das paredes dos consultórios e hospitais e alcançar a todos. Assim, depois de 35 anos de emergência de pediatria em hospitais públicos e privados, e mais de 500 mil pessoas atendidas, decidi estudar o que os outros países falavam sobre saúde escolar. Após um ano e meio de pesquisas, idealizei o Programa de Saúde Integral da Crescer Saúde, pautado em princípios simples, de educação continuada em saúde e teleassistência médica, acessível a todos os brasileiros. Em 2017, eu já estava no mercado, acompanhando escolas, porque acredito que só a educação transforma.

Quando o mundo parou em 2020, durante meses eu acordei e deitei perguntando o que a covid-19 veio me ensinar? Vieram muitas respostas diferentes e complementares, até que eu entendi que a covid-19 foi o convite para “comVida20”. Você se fez essa pergunta?

Assim, nasceu a consciência que a resposta para o enfrentamento da pandemia depende exclusivamente das nossas ações, das nossas emoções, dos nossos pensamentos e cuidados com a nossa morada, com a morada que viemos habitar, com o nosso corpo e com a nossa casa. Dessa consciência surgiu o conceito dos cinco níveis de higiene: higiene pessoal, higiene ambiental, higiene emocional, higiene mental e higiene espiritual.

“O Brasil ficou em terceiro
lugar na lista de crianças
que não frequentaram as
escolas durante a pandemia”


Confesso que, quando escrevi pela primeira vez sobre os cinco níveis de higiene, eu achei esquisito, entretanto, esse conceito foi o chamado para ver que o que ocorre do outro lado do mundo. Se projeta como teia de energia – fato que a física provou muito antes. Contudo, é certo que a covid 19 foi o maior chamado da história para a conexão entre os homens.

A tecnologia da comunicação virtual já estava pronta e não sabíamos como fazer uso. Com esse entendimento, no período de junho a setembro de 2020, fiz mais de 100 videoconferências para diretores de escolas, professores e famílias, falando da importância de escolas abertas, dos cuidados necessários de prevenção de doenças, acidentes e valorização da vida.

A escola é essencial com aulas presenciais porque saúde é vida. É pela saúde mental das crianças e das próximas gerações, que garantir o direito de aprender é dever de todos. Conhecimento é a chave da mudança. Não existe liberdade sem conhecimento. Todo investimento em prevenção é menor que o real custo com tratamento. A covid 19 veio nos mostrar que é essencial a transmissão de conhecimento de saúde nas escolas para crianças, desde a mais tenra idade, para os educadores e famílias, porque saúde é vida.

* Idealizadora e CEO da Crescer Saúde. É mãe, avó, médica e possui mais de 30 anos de Clínica de Homeopatia e Medicina Integrativa, atendendo mais de 500 mil pessoas em 35 anos de emergência de pediatria

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

23 de fevereiro, 2022 | 17:28

“Bom texto. Me fez lembrar do escritor João Ubaldo Ribeiro que disse certa vez que ninguém consegue almejar um futuro neste país louco sem tentar melhorar as qualidades de vida.”

Envie seu Comentário