29 de setembro, de 2022 | 10:00

Tarifas de pedágios previstos na BR-381 têm valores reduzidos em média de 10%

Alex Ferreira/Arquivo DA
O projeto prevê instalação de cinco praças de pedágios na rodoviaO projeto prevê instalação de cinco praças de pedágios na rodovia

O Plano de Outorga que trata sobre a concessão para exploração da BR-381, no trecho entre Governador Valadares e Belo Horizonte, foi publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) na terça-feira (27). No documento, os valores das tarifas de pedágio na rodovia foram reduzidos em média de 10% em relação ao projeto anterior.

O Plano de Outorga prevê os seguintes valores de pedágio: Caeté (R$ 12,40), João Monlevade (R$ 10,35), Jaguaraçu (R$ 12,04), Belo Oriente (R$ 9,70) e Governador Valadares (R$ 10,10). Antes, os valores das tarifas das praças de pedágio eram: Caeté (R$ 13,80), João Monlevade (R$ 11,52), Jaguaraçu (R$ 13,40), Belo Oriente (R$ 10,79) e Governador Valadares (R$ 11,24).

Com base nos novos valores, uma viagem de ida e volta entre Ipatinga e Belo Horizonte poderá ter um custo de R$ 69,58 em pedágio.

O Plano de Outorga aponta também que serão feitas obras de duplicações em 131 quilômetros e 98,86 Km de faixas adicionais, além de vias marginais, travessias de pedestres, entre outros investimentos na BR-381. O prazo da concessão será de 30 anos, prorrogável por até cinco anos.

Adiamentos do leilão

Conforme já noticiado pelo Diário do Aço, em fevereiro deste ano, o leilão de concessão das BRs 262 e 381 foi suspenso pela quarta vez. Desde novembro de 2021 era esperado que fosse realizado, mas desde então, foram seguidos adiamentos. A primeira data marcada era 25 de novembro de 2021. Depois foi programado para 20 de dezembro. Em seguida foi adiado para 7 de fevereiro de 2022 e depois para 25 do mesmo mês. Nesta última data, houve o anúncio do quarto adiamento e desde então não foi mais marcado, já que um novo edital deverá ser lançado antes, mas dessa vez, com apenas a BR-381, de modo que fique mais atrativo para grupos interessados em participarem do certame.

Segundo a ANTT, a BR-262 poderá receber melhorias com aplicação de recursos oriundos da indenização por conta do desastre ambiental ocorrido em Mariana. Nesse caso, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) ficaria responsável pela manutenção da rodovia.
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Comentários

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Jaime

29 de setembro, 2022 | 17:49

“Cobrar pedagio sem obra concluida e imoral vergonhoso e injusto .”

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