20 de outubro, de 2022 | 06:30

Festival ''teatro para pequenos'' tem programação especial nesta sexta-feira no gramado do Teatro Zélia Olguin

Divulgação
Certa Vez Ouvi Dizer: As atividades são totalmente gratuitas e abertas a toda a comunidadeCerta Vez Ouvi Dizer: As atividades são totalmente gratuitas e abertas a toda a comunidade

O Espaço Cultural Casa Laboratório, desde o início do mês, ocupa as comunidades de Ipatinga com espetáculos e oficinas gratuitas, destinados ao público infantil, em comemoração ao mês das crianças. As atividades fazem parte do projeto “Festival Teatro Para Pequenos” que circula pelos bairros Bom Jardim, Vila da Paz e Cariru, até o fim deste mês. A iniciativa tem o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais e apoio do Instituto Usiminas.

Nesta sexta-feira (21), a partir das 17h30, o projeto terá atividades no jardim do Teatro Zélia Olguin com uma oficina de brinquedos pedagógicos para 25 crianças, ministrada pelo Instituto Ideias.

Já às 19h haverá a apresentação do espetáculo “O Menino da Cabeça de Papelão”. As atividades são totalmente gratuitas e abertas a toda a comunidade. A Oficina é destinada para o público das infâncias, com inscrições feitas na hora do evento, por ordem de chegada.

O espetáculo narra a saga do menino Antenor, que possui uma cabeça de gênio, mas vive num país onde cabeças que pensam, são condenadas. O menino da cabeça cheia de ideias não se encaixa em nenhum reino. Até que um belo dia, cansado de peregrinar com sua cabeça incompreendida, o menino descobre um velho sábio, famoso por regular cabeças que pensam. O homem oferece a ele uma cabeça nova, de papelão, igual à de todos. Mas será que Antenor vai aceitar ser igual a todos?

O espetáculo é uma grande fábula sobre o mundo e a intolerância à diversidade de ideias e pensamentos. Num reino onde pensar diferente é proibido e possuir ideias é crime, o pequenino Antenor veleja o mundo para encontrar um lugar que aceite a sua cabeça de gênio. O espetáculo é inspirado na obra “O Homem da cabeça de papelão” do bardo escritor e jornalista carioca João do Rio.

O festival terá a sua última sessão de 2022, no dia 29 de outubro, às 16h, na praça central do bairro Vila da Paz com o espetáculo “Contos e Fábulas de Andersen!”.

O Casa Laboratório é um espaço cultural que há 14 anos desenvolve uma série de projetos, voltados para a promoção da arte e da cultura na Região do Vale do Aço e no estado de Minas Gerais. Reconhecido como Ponto de Cultura pela Secretaria Especial da Cultura em 2020 e de Utilidade Pública pelo município de Ipatinga, por meio da Lei 4.293 de 20/12/2021, a entidade mantém uma programação permanente de ações formativas, com sua Escola Livre de Teatro, oficinas e workshops, manutenção de seu Núcleo de Pesquisas em Teatro com a criação de espetáculos, realização de mostras e festivais, além de intercâmbios nacionais e internacionais, atendendo a um público superior a 65 mil pessoas por ano.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário