27 de outubro, de 2022 | 08:00

Urnas da comarca de Ipatinga estão prontas para segundo turno das eleições

Divulgação
Ao todo são 731 urnas eletrônicas disponíveis para a comarca de IpatingaAo todo são 731 urnas eletrônicas disponíveis para a comarca de Ipatinga

Para o segundo turno das eleições gerais, que ocorrerá no domingo (30), as urnas eletrônicas da comarca eleitoral de Ipatinga estão prontas e lacradas. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo chefe da 131ª Zona Eleitoral da Comarca de Ipatinga, Leonardo Souza.

Ao todo, são 731 urnas eletrônicas disponíveis para a comarca de Ipatinga neste pleito. Os equipamentos estão armazenados no cartório eleitoral de Ipatinga, no bairro Novo Centro, onde funcionam as zonas eleitorais 130ª, 131ª e 348ª, que são responsáveis pelos municípios de Bugre, Ipaba, Ipatinga e Santana do Paraíso.

Leonardo Souza informou que faltam agora apenas os ajustes finais para a realização das eleições. “Estamos trabalhando no momento com a questão da logística e verificação do horário do relógio interno da urna. A parte da carga oficial dos equipamentos já está tudo certo. Na véspera das eleições, no sábado (29), haverá o transporte das urnas para o Batalhão da Polícia Militar, onde ficarão armazenadas durante a noite e depois distribuídas para os locais de votação no domingo”, explicou.

Auditorias
As urnas que passarão por auditorias – teste de integridade e de autenticidade dos sistemas – no 2º turno, serão conhecidas no sábado (29), em procedimento que envolve a indicação por entidades fiscalizadoras e sorteio. Em Minas Gerais, tal como ocorreu no 1º turno das eleições, dez urnas passarão pelo teste de autenticidade dos sistemas, e outras 33 pelo teste de integridade.

Audiência
A audiência pública será conduzida pela juíza auxiliar da Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Roberta Rocha Fonseca, que preside a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica para as Eleições 2022. O evento ocorrerá na Sala de Sessões do TRE-MG, a partir das 7h, e será transmitida ao vivo pela internet, no canal do TRE no YouTube.

Entidades fiscalizadoras
As duas auditorias serão novamente fiscalizadas por uma série de entidades, tais como os partidos políticos, Ministério Público, OAB, Polícia Federal e Forças Armadas, além da empresa de auditoria externa contratada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mudança
Até as eleições de 2020, o procedimento envolvia o sorteio de cinco urnas para o teste de integridade. Agora são 33 submetidas a essa auditoria. As entidades que se habilitaram para acompanhar o procedimento poderão indicar até 27 urnas, e as demais serão sorteadas. Foram mantidas as dez urnas do teste de autenticidade, tal como ocorria até as últimas eleições.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário