DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

09 de novembro, de 2022 | 07:33

Contratação de funcionários temporários para o Natal deve ser maior que no ano passado

Aciapi-CDL
Além de preparar as lojas com decorações voltadas para o tema natalino, o comércio reforça o quadro de funcionários Além de preparar as lojas com decorações voltadas para o tema natalino, o comércio reforça o quadro de funcionários
(Stéphanie Lisboa - Repórter do Diário do Aço)
As comemorações de fim de ano já estão “batendo à porta”, numa época muito propícia para as vendas do varejo, afinal de contas, o Natal aquece o comércio varejista. E é justamente nesse período, a partir do mês de novembro, que os empreendimentos reforçam o quadro de funcionários com a contratação de temporários. Este ano, não será diferente.

A projeção da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de que sejam contratados 109,4 mil trabalhadores temporários no país. De acordo com a CNC, caso a estimativa seja alcançada, essa será a maior oferta de trabalho temporário em nove anos, já que em 2013 foram abertos 115,5 mil postos.

São Paulo (30,3 mil), Minas Gerais (12,2 mil), Paraná (8,9 mil) e Rio de Janeiro (8 mil) são os estados que merecem destaque, pois devem concentrar 54% da oferta de vagas para o Natal deste ano. 

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga, Amaury Gonçalves, explica que os números refletem o bom momento que passa o comércio neste fim de ano. “Temos vivenciado uma expectativa muito positiva na geração de emprego, com projeções melhores do que a do ano anterior”, disse.

Minas Gerais
No estado, a pesquisa “Contratação de Temporários 2022”, elaborada pelo Núcleo de Estudos Econômicos, da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG), revelou que neste último trimestre (outubro, novembro e dezembro) 14,8% dos empresários de Minas pretendem contratar funcionários por período determinado, 2,1 pontos percentuais acima da intenção de 2021 (12,7%). Algumas funções estarão em evidência e serão as mais ofertadas, como os cargos de vendedores (77,19%), operadores de caixa (22,81%), estoquistas (15,79%) e atendentes (12,28%).
Álbum Pessoal
Marina Magalhães, uma das sócias das lojas Marina Presentes, explica que o Natal é um período em que todos esperam crescimentoMarina Magalhães, uma das sócias das lojas Marina Presentes, explica que o Natal é um período em que todos esperam crescimento

Contratação faz a diferença
Marina Magalhães, uma das sócias das lojas Marina Presentes, que tem unidades na Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA), no Espírito Santo e no Rio de Janeiro, faz parte desses quase 15% de administradores de empresas que vão contratar no fim de ano em Minas Gerais. “Estimamos que aqui para o Vale do Aço devemos contratar entre 15 a 20 pessoas”, afirmou.

Segundo a empresária, todos os anos a loja emprega novos trabalhadores para os períodos de maior demanda, como a volta às aulas, Dia das Crianças e Natal. Para Marina, o reforço na equipe realmente faz a diferença. “Principalmente no setor de venda, já que assim podemos atender melhor os clientes”, explicou. Em 2022, as contratações na loja de brinquedos devem começar neste mês.

É importante lembrar também que a contratação de temporários é sentida diretamente nas vendas do comércio, afinal de contas, os trabalhadores com dinheiro no bolso podem fazer compras para celebrar o Natal. “Sempre muito bem-vindo, o emprego é realmente o melhor remédio para qualquer situação de dificuldade financeira”, declarou Amaury Gonçalves. Em 2023, segundo a CNC, o salário médio de admissão deverá alcançar R$ 1,6 mil.

Escassez de mão de obra
Apesar das expectativas positivas, Amaury Gonçalves pondera que os comerciantes vêm lidando com dificuldades para contratar. “Nós estamos enfrentando um grande ‘gap’, ou seja, temos um buraco aí, que é a ausência dessa mão de obra”, destacou. O presidente da CDL de Ipatinga enfatizou que tem sido difícil realizar contratações.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário