15 de novembro, de 2022 | 16:55
Academia Brasileira de Cinema tem novos sócios beneméritos
A Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais concedeu o título de Sócios Beneméritos para três profissionais de notório reconhecimento na área do audiovisual brasileiro. São eles a atriz Fernanda Montenegro, o cineasta Walter Lima Jr. e o diretor Ruy Guerra.Eu estou muito orgulhosa de pertencer a esta Academia e muito feliz de estar com essas duas personalidades. É a história do nosso cinema no século que passou. O que nos une profundamente é a memória que nós temos do que vivemos”, afirmou a atriz Fernanda Montenegro, de 93 anos, que coleciona prêmios por sua valiosa contribuição de vida ao teatro, ao cinema, à televisão e à dramaturgia.
O diretor Ruy Guerra também agradeceu a honraria recebida. Lisonjeado e feliz. Parabéns aos meus tão nobres companheiros de Academia”, disse um dos principais nomes do movimento cinema novo. Autor de vários filmes, em 1977, dirigiu em parceria com Nelson Xavier o longa A Queda”, vencedor do Urso de Prata em Berlim.
O cineasta Walter Lima Jr. acompanhou os colegas nos agradecimentos pelo reconhecimento à sua obra. Muito honrado com o convite da Academia e feliz pelo reencontro com meus pares”, afirmou o diretor, que iniciou sua carreira no cinema por influência do amigo e cineasta Glauber Rocha, em Deus e o Diabo na Terra do Sol”. A Lira do Delírio” (1978), Inocência” (1983), A Ostra e o Vento” (1997) e Os Desafinados” (2008) são alguns dos destaques de sua carreira.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]












