DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

22 de novembro, de 2022 | 14:17

Viajar de trem pela Europa é uma experiência diferenciada

Turistas brasileiros aproveitam a facilidade de viajar de trem pela Europa para conhecer diversos países em uma mesma temporada

O continente europeu conta com uma excelente malha viária cobrindo os destinos turísticos mais procurados pelos brasileiros na Europa. Além disso, há empresas que oferecem passes de trem a preços promocionais para quem os adquire ainda no Brasil. Se você pretende fazer uma viagem diferente e conhecer vários países em uma só jornada, confira as dicas e informações deste artigo.
Pixabay
A experiência de viajar de trem pela Europa é bastante agradável e práticaA experiência de viajar de trem pela Europa é bastante agradável e prática

O que é preciso para viajar pela Europa de trem

A documentação necessária para viajar pela Europa de trem é a mesma que você vai providenciar para o seu voo até o continente europeu. É preciso estar com o passaporte válido e conferir informações atualizadas sobre o ETIAS, o novo sistema de autorização de viagens que vai validar a isenção de vistos para a Europa a partir de 2023. Já o seguro-viagem é opcional, mas não deixa de ser recomendável para sua maior tranquilidade durante toda a temporada no exterior.

Como é a experiência de viajar de trem pela Europa

A experiência de viajar de trem pela Europa é bastante agradável e prática. Estes são os principais destaques:

● As estações de trem são localizadas dentro da cidade nos mais variados destinos turísticos europeus. É comum estarem bem conectadas à rede de transportes públicos, muitas vezes dispensando o uso de carro para se locomover até a sua acomodação.

● Você não precisa gastar tempo e dinheiro com aluguel de veículo e estacionamento na Europa (que costuma ser bem difícil porque as principais cidades europeias delimitam o trânsito no centro e adotam políticas para facilitar o acesso de pedestres).

● Viajando de trem, você também evita os deslocamentos longos, os processos cansativos e a espera típica dos trajetos de avião — além de ser uma opção de viagem mais sustentável.

● Quer você compre os bilhetes separadamente ou adquira um passe multidestinos ainda no Brasil, basta chegar à uma estação alguns minutos antes do horário e entrar em um vagão com a sua bagagem.

● Não há limite de peso ou cobrança para acomodar as suas malas, que costumam ficar à sua vista em compartimentos no vagão, além de só haver necessidade de check-in em alguns casos.

● Dependendo do itinerário, não é preciso nem fazer uma reserva de assento. Além disso, os principais destinos turísticos costumam contar com muitas opções de horários para a viagem.

● As companhias de trem oferecem opções com custo mais elevado para viagem em primeira classe, vagão-leito para deslocamentos noturnos e trens de alta velocidade.

● Geralmente, a segunda classe de um trem equivale à classe econômica de um avião, mas no primeiro caso você tem toda a liberdade para esticar as pernas!

● Durante todo o trajeto, você pode caminhar pelo trem e se sentar no vagão-restaurante para tomar um café ou fazer uma refeição vendo a paisagem pela janela, sendo que muitas companhias disponibilizam tomadas e wi-fi grátis para passageiros.

● Dificilmente há atrasos no horário de partida e chegada ao seu destino, as viagens de trem pela Europa são famosas pela pontualidade.

● Depois de alguns minutos na estrada, a equipe de fiscais faz a verificação dos bilhetes. O mesmo acontece quando há travessia de uma fronteira entre dois países, mas isso é feito por oficiais de imigração, que pedem para ver seu passaporte - e, em breve, vão conferir também o seu ETIAS (Sistema Europeu De Informação E Autorização De Viagem).

Dica: é bom acompanhar as notícias sobre o novo sistema de isenção de vistos para a Europa, mas não se preocupe. Vai ser muito fácil solicitar um ETIAS online quando o sistema estiver em operação (sem o processo de reconhecimento de firma necessário para obter pela internet a autorização para viagens de menores de idade pelo Brasil).

Vale a pena usar passes de trem na Europa?

As viagens de trem são muito comuns na Europa e é tão fácil usar os passes de trem quanto os bilhetes avulsos. Para saber qual desses métodos vale mais a pena para você, leve em consideração o seguinte:

● Os sites de empresas que vendem passes de trem apresentam uma série de informações em português, que são especialmente úteis para quem está fazendo esse tipo de viagem pela primeira vez.

● Viajar com um passe de trem em versão móvel oferece maior flexibilidade de datas e itinerários, com preços que são mais atraentes para os deslocamentos dentro de um mesmo país ou região.

● Caso você pretenda entrar nos sites das companhias de trem e comprar bilhetes avulsos, é necessário fazer um bom planejamento de sua viagem ferroviária e certificar-se de que você pode obter um e-ticket, imprimir seu ticket em casa ou retirá-lo na estação.

Tanto os bilhetes avulsos quanto os passes de trem podem ser comprados ainda no Brasil, com pagamento por cartão de crédito ou carteiras online, como o Paypal. A experiência de viajar de trem pela Europa é especialmente interessante para brasileiros, que têm poucas oportunidades de fazer viagens ferroviárias pelo país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário