
25 de novembro, de 2022 | 14:50
Tarifa da Copasa terá aumento médio de 15,70% a partir de janeiro
A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) autorizou, nesta semana, as novas tarifas para usuários da Copasa, que passam a vigorar a partir de 1º de janeiro de 2023.Para a Copasa, o reajuste tarifário buscou atualizar as tarifas em relação aos efeitos da inflação, envolvendo também compensações financeiras e a aplicação de prêmios ou punições em função de metas que monitoram a prestação do serviço. Assim, o efeito tarifário médio para os consumidores será de 15,70%, considerando que o índice deveria ter sido aplicado em agosto deste ano e foi adiado para janeiro de 2023, explicou a Arsae-MG.
A agência lembra que o reajuste vem após mais de dois anos e meio sem aumento nas tarifas de água e esgoto, e uma redução inédita de 1,52% na tarifa média em 2021.
A mudança da estrutura tarifária proposta pela Arsae-MG buscou preservar as classes sociais mais vulneráveis em detrimento de outras categorias. Com isso, o indicador de capacidade de pagamento, que evidencia o comprometimento da renda das famílias com o serviço de água e esgoto, passou de 6,11% em 2021 para 4,01% em 2022 para os usuários da categoria social. A Agência destaca que o indicador de capacidade de pagamento para os usuários da categoria residencial permanece abaixo de 3%, o que indica baixo comprometimento da renda média das famílias com o consumo de água e esgotamento sanitário.
Todas as notas técnicas, resoluções e demais documentos elaborados durante esse processo estão disponíveis para consulta no site da Arsae-MG na página www.arsae.mg.gov.br/consultas-publicas e www.arsae.mg.gov.br/copasa/.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Pensador
27 de novembro, 2022 | 17:31Esse Nogueira é um fanfarrão, deve ser um bolzonarista que acha que o país não tem inflação, votou no bozo e a empresa deu de presente 4%. Vai horar na cama que é quente.”
Nogueira
26 de novembro, 2022 | 14:49E meu salario querendo só ter 4% de reajuste. Os bons entendedores sabe do q to falando..o jeito é meter um "gato" neles. Empresa safada essa Copasa”