
30 de novembro, de 2022 | 12:30
Maníaco do Opala é preso em Ipatinga dirigindo embriagado um Toyota Corolla
Reprodução de vídeo
Mário da Paz Ferreira conduzia o Corolla, tentou escapar da polícia mas acabou se envolvendo em um acidente no trevo entre os bairros Jardim Panorama, Veneza e Caravelas

Um homem conhecido nos noticiários policiais no começo dos anos 2000 foi preso em Ipatinga, na madrugada desta quarta-feira (30), usando tornozeleira eletrônica, embriagado, sem carteira de habilitação e dirigindo um carro sem a permissão do dono. Ele tentou fugir da polícia e acabou se envolvendo em um acidente no trevo do bairro Jardim Panorama. Três garotas de programa que estavam em sua companhia escaparam sem ferimentos, conforme apurado pelo jornal Diário do Aço.
O personagem dessa notícia é Mário da Paz Ferreira, de 52 anos, o Maníaco do Opala. Ele tinha sido sentenciado a 55 anos de prisão pelo estupro e morte de seis mulheres, mas já estava solto. Tem uma oficina mecânica em Ipatinga e está sob liberdade monitorada por tornozeleira eletrônica.
Ocorre que, por volta de 2h da madrugada desta quarta-feira, policiais militares depararam com um Toyota Corolla no cruzamento das ruas Uberaba e Sabará, em um local alvo de constantes denúncias de tráfico e consumo de entorpecentes. Os policiais perceberam quando o condutor parou o veículo e depois arrancou, o que chamou a atenção dos militares, que decidiram dar ordem de parada ao condutor.
O motorista não acatou aos sinais e decidiu sair em fuga em alta velocidade pela avenida Roberto Burle Marx, sentido ao Parque Ipanema, depois pegou a avenida Guido Marlièri e posteriormente a avenida Juscelino Kubitschek, no bairro Jardim Panorama, quando na rotatória que dá acesso aos bairros Veneza e Caravelas, perdeu o controle da direção do carro, passou direto pela rotatória e foi parar na parte superior da rampa dos pilares do viaduto da BR-381.
No carro estavam quatro pessoas, o motorista, de 52 anos, e três mulheres. Nenhum dos ocupantes do carro se feriu em função do acidente. O motorista alegou que não viu a ordem de parada dos policiais e por isso não parou. O homem também alegou que é mecânico de automóveis e que o Corolla havia sido deixado por um cliente em sua oficina para reparos. Admitiu que trafegava no carro sem a permissão do proprietário. O dono do carro, um jovem de 27 anos, foi localizado por meio dos dados da placa e confirmou a versão do motorista detido.
O motorista detido também apresentava sinais de embriaguez e confirmou aos policiais militares que tinha consumido aproximadamente três litros de cerveja. Entretanto, negou-se a soprar o etilômetro para medir o grau de embriaguez. O condutor ainda confirmou que não possui Carteira Nacional de Habilitação.
Já, as três mulheres confirmaram que são todas garotas de programa e que trabalham no Centro de Ipatinga. As três disseram que o homem as procurou e propôs um programa amoroso. Por isso, estavam todas no carro, para fazer um corre, quando chegou a equipe da Polícia Militar e o homem optou por não parar, ignorando o pedido delas para que as deixassem sair do veículo.
Os policiais também confirmaram que o homem detido trazia acoplada em uma das pernas uma tornozeleira eletrônica, usada pelo sistema prisional.
Marcelo Sant'anna/ Governo de Minas
Mário disse em entrevista em 2015 que juntava dinheiro na Penitenciária de Ipaba, para montar uma oficina

O lendário caso do Maníaco do Opala
Os levantamentos dos policiais militares que atuaram na ocorrência indicaram que o homem em questão é Mário da Paz Ferreira, de 52 anos. Ele tem várias passagens pela polícia por crimes graves. E também é conhecido como Maníaco do Opala”, tendo sido investigado, processado e condenado por estuprar e assassinar mulheres.
Mário foi preso em setembro de 2001. Ele foi sentenciado pelas mortes das mulheres, crimes praticados em Belo Horizonte e João Monlevade. O nome Maníaco do Opala” se deve ao fato dele ter usado um Opala para transportar as vítima e praticar os abusos. A maioria das vítimas (seis no total), conforme consta no processo, era garotas de programa.
Mário cumpriu sentença em vários presídios e veio parar na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, onde trabalhou em uma oficina mecânica dentro do presídio. Ele foi personagem de uma notícia divulgada pelo governo do estado, em 2015, que mostrava sua recuperação no sistema prisional. Em entrevista na época, ele disse que juntava dinheiro para quando, ao término de sua pena, abrir sua própria oficina.
Com o flagrante, o homem foi preso por conduzir veículo automotor sob influência de álcool, desobediência e furto. Depois de ser ouvido na delegacia de Polícia Civil ele será reconduzido ao Sistema Prisional e ficará à disposição da Justiça.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Esio de Assis Viana
03 de dezembro, 2022 | 20:28Condenado a 55 anos e estava solto? É por isso que tenho nojo da justiça desse país. Os representantes da justiça me dão NOJO e não merecem respeito nenhum.”
Leandro
01 de dezembro, 2022 | 15:30AQUI É O BRASIL !!!!!!”
Marley
01 de dezembro, 2022 | 12:06Kkkkkkkkkkkk........
Sem comentários.
Comerciante no vale do aço .!
Seis ( 6 ) homicídios nas costas .
Kkkkkkkkkkk.....
COMERCIANTE NO VALE DO AÇO.!”
Totalmente Descrente
01 de dezembro, 2022 | 08:05Em um país sério, este indivíduo pegaria de 25 anos a perpétua por um único crime, ele cometeu seis e estava em liberdade. Uau , quando alguém diz que isto aqui é uma republiqueta de bananas e diante de fatos como este, alguém ainda tem alguma dúvida?”
Malvadeza
30 de novembro, 2022 | 20:10Condenado a 50 anos e com mais de 50 de idade não se pode esperar nada de uma pessoa dessa ,com as leis brasileira ele pode aprontar a vontade”
Jaime
30 de novembro, 2022 | 17:08Seis homecidio condenado 50 anos de prissao. Ta solto? Que Lei e esta que nao funciona.”
Falo Pouco
30 de novembro, 2022 | 15:41O cidadão com 06 homicídios, e na rua de boa!!!!!!!”
Geraldo Magela de Morais
30 de novembro, 2022 | 14:05isso pq é mário da PAZ.”
Geraldo Magela de Morais
30 de novembro, 2022 | 14:03...de repente, as mulheres que estavam com ele seriam possivelmente as próximas vítimas.”
Carlos
30 de novembro, 2022 | 13:42A ressocialização no Brasil é falha,tem que ter leis mais severas, 50 anos de prisão e já solto,depois desta vai voltar a matar.Questao de tempo”