01 de dezembro, de 2022 | 12:00
Além da economia: educação financeira é aliada no desenvolvimento pessoal
Ellen Silvério *
Não é novidade que o tema educação financeira precisa de mais atenção, pois por meio dela é possível ter mais qualidade de vida. Você adquire independência, organiza sua vida, define prioridades, cria objetivos e faz as coisas que tem vontade. Além de se precaver dos imprevistos, planejar o futuro e cortar gastos em alguns momentos.A educação financeira se baseia em dois pilares: a organização dos gastos e a alocação desses recursos. Ela consegue fazer com que a pessoa esteja ciente e avalie das oportunidades e dos riscos envolvidos nas escolhas que pode fazer.
Quando alguém tem as finanças sob controle, a vida se torna mais leve. Fica mais fácil realizar sonhos, evitar imprevistos e estar preparado para diferentes situações. Se organizar financeiramente é fundamental para uma vida mais tranquila.
Para quem quer começar e não sabe por onde, deve-se seguir alguns passos. Confira abaixo:
Defina suas metas. Organização e planejamento não podem faltar. Se pretende comprar algo, defina o momento em que essa compra será feita e quanto será poupado a cada mês. Ter o dinheiro reservado para um objetivo te proporciona opções mais favoráveis de compra. Ou seja, você economiza.
A ideia de uma reserva é que ela possa suportar
seus gastos, caso algo saia do seu controle”
Tenha uma reserva de emergência. Lembre-se, imprevistos podem acontecer. A ideia dessa reserva é que ela possa suportar seus gastos, caso algo saia do seu controle. Outra dica preciosa é, anote todos os gastos. Faça uma planilha e coloque ali cada centavo usado, do cafezinho ao pagamento do IPTU. Assim, você vai saber quanto gasta, quanto investe e quanto precisa ser economizado ou cortado para atingir seus objetivos.
Dessa forma, a educação financeira é para pessoas de diferentes classes sociais. Ao se organizar, você consegue ter controle de todos os campos e situações da sua vida, independente da classe social. Para aqueles que ainda têm dúvida, o ideal é contar com a ajuda de um profissional para definir as melhores metas para atingir seus objetivos.
* Educadora financeira e psicoterapeuta.
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
















